Banner 468x60
Banner 180x60
Boa tarde.
Segunda-Feira, 23 de Outubro de 2017.
 
E-mail:  Senha:

 

 
Nome

E-mail


 
Saiba como anunciar na Revista e no Site CONCERTO.
   


 

Vitrine Musical 2016 - Clique aqui e veja detalhes dos anunciantes

 
 
TV Cultura estreia Noites Clássicas em 3 de março (26/2/2009)

A TV Cultura estreia no dia 3 de março a série Noites Clássicas, que durante cinco semanas, de terças a quintas, sempre às 23h10, exibirá apresentações especiais gravadas com exclusividade pela TV Cultura. No dia 3 de março (terça-feira), a série tem início com a apresentação do concerto da Orquestra Acadêmica do 39º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. Nele, a orquestra e os cantores Fernando Portari e Rosana Lamosa, sob regência do maestro Ronald Zollman, interpretam a suíte Romeu e Julieta op.64 de Sergei Prokofiev, uma composição inédita do compositor brasileiro João Guilherme Ripper, Olhos de Capitu, e duas obras de Dmitri Shostakovich, a Sinfonia nº 9 em ré maior e Cradle Song, peça nº 8 da suíte Hamlet.

No dia 5 de março, a série Noites Clássicas transmite a abertura da temporada 2009 da Osesp, que marca a estreia do maestro francês Yan Pascal Tortelier como novo regente principal do conjunto. A exibição será logo após o encerramento do concerto na Sala São Paulo e celebrará também o Dia Nacional de Música Clássica, sancionado pelo presidente Lula em janeiro deste ano. O repertório trará as obras Variações Enigma op.36, de Edward Elgar, e a Sinfonia nº 2 em mi menor op.27, de Sergei Rachmaninov.

Veja a seguir a programação completa da série Noites Clássicas:
TV Cultura, sempre às 23h10

Dia 3 de março – Orquestra Acadêmica do 39º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão
Sob regência de Ronald Zollman, a orquestra e os cantores Fernando Portari e Rosana Lamosa interpretaram a suíte Romeu e Julieta op.64 de Sergei Prokofiev, a composição inédita de João Guilherme Ripper, Olhos de Capitu, e duas obras de Dmitri Shostakovich, a Sinfonia nº 9 em ré maior e Cradle Song, peça nº 8 da suíte Hamlet.

Dia 4 de março – Hallé Orchestra Manchester
Convidada pela Sociedade de Cultura Artística, a Hallé Orchestra Manchester veio ao Brasil no mês de setembro de 2008 e se apresentou na Sala São Paulo. Fundada em 1858, é a mais antiga orquestra profissional da Grã-Bretanha. Na temporada brasileira, a orquestra europeia tocou Don Juan, de Richard Strauss, o Concerto para piano e orquestra em lá menor, de Edvard Grieg, o Prelúdio do 1º Ato de Lohengrin, de Richard Wagner, e as Variações Enigma, de Edward Elgar.

Dia 5 de março – Abertura da Temporada 2009 da Osesp com o maestro francês Yan Pascal Tortelier
O concerto da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo marca o início da Temporada 2009 e a estreia do maestro francês Yan Pascal Tortelier como regente titular. No repertório, Variações Enigma de Edward Elgar e a Sinfonia nº 2 de Sergei Rachmaninov.

Dia 10 de março – Orquestra Sinfônica Brasileira sob direção de Roberto Minczuk
O concerto que será exibido foi gravado em 12 de julho de 2008 no Auditório Claudio Santoro, em Campos do Jordão. No palco, o maestro Roberto Minczuk regeu a Orquestra Sinfônica Brasileira da cidade do Rio de Janeiro. O repertório trouxe a Abertura Candide de Leonard Bernstein, os Prelúdios de Franz Liszt e Don Quixote  de Richard Strauss. O concerto contou com a participação do violoncelista Antonio Meneses e do violista Gabriel Marin.

Dia 11 de março – Orquestra Sinfônica Tchaikovsky da Rádio de Moscou sob direção de Vladimir Fedoseyev
Com quase oitenta anos de existência, a Orquestra Sinfônica da Rádio de Moscou é internacionalmente reconhecida como uma das mais renomadas e versáteis orquestras da Rússia. Elogiada pelo público e pela crítica, se tornou famosa pela profundidade de suas interpretações e uma incomum intensidade emocional. Em outubro de 2008, a orquestra sob regência do maestro Vladimir Fedoseyev se apresentou na Sala São Paulo. No repertório, músicas de Beethoven (Sinfonia nº 7), Tchaikovsky (Romeu e Julieta: abertura fantasia) e Sergei Prokofiev (Suíte Romeu e Julieta).

Dia 12 de março – Osesp sob direção de John Neschling
O concerto começa com Turandot de Carl Maria von Weber. Na sequência, a orquestra interpreta o Concerto tríplice de Ludwig van Beethoven. Para encerrar, a Osesp apresenta uma música de Erich Wolfgang Korngold, a Sinfonietta, op.5.

Dia 17 de março – Osesp sob direção de Claus Peter Flor
Uma das obras-chave do compositor alemão Johann Sebastian Bach é a Missa em si menor, BWV 232. Composta entre 1733 e 1748, essa composição gerou polêmica ao se especular porque um luterano como Bach teria escrito uma missa católica. É essa Missa de Bach que a Osesp interpreta sob a regência do maestro Claus Peter Flor, numa gravação realizada em setembro de 2007 na Sala São Paulo. No palco, as participações do Coro da Osesp e dos cantores Christina Landshamer (soprano), Ingeborg Danz (mezzo soprano), Luisa Francesconi (mezzo soprano), Jörg Dürmüller (tenor) e Yorck Felix Speer (baixo-barítono).

Dia 18 de março – Osesp sob direção de Helmuth Rilling
Johannes Brahms é o compositor de destaque neste programa com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Gravado na Sala São Paulo em outubro de 2008, esse concerto teve como regente o alemão Helmuth Rilling. No repertório, Um Réquiem alemão,op.45 - composta entre 1861 e 1868. Juntamente com a orquestra estadual participam deste concerto os cantores Michael Nagy (barítono) e Sylvia Schwartz (soprano), além do Coro da Osesp.

Dia 19 de março – Jerusalém Chamber Music Festival Ensemble
Quarteto de câmara formado por Elena Bashkirova (piano), Latica Honda-Rosenberg (violino), Gérard Causse (viola) e Michael Sanderling (violoncelo). No repertório, Trio para piano e cordas de Mozart; Duo para violino e violoncelo de Ervín Schulhoff; Quarteto para piano e cordas, em mi bemol maior, K 493 de Mozart; Quatro peças para viola e piano, op. 11 de Robert Schumann; Intermitências, para piano solo de Elliott Carter; e, para encerrar, o Quarteto para piano e cordas, em mi bemol maior, op. 47, de Robert Schumann.

Dia 24 de março – Osesp sob direção de Kirill Karabits
Carlos Gomes, Beethoven e Khachaturian são os compositores do concerto da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, gravação de outubro de 2007. Sob a regência do maestro ucraniano Kirill Karabits, a Osesp executou na primeira parte do concerto: Lo Schiavo: Alvorada de Carlos Gomes e o Concerto nº 5 para piano e orquestra “Imperador”, de Ludwig van Beethoven. O solista convidado foi o pianista holandês Ronald Brautigam. Na segunda parte, a orquestra tocou Spartacus: Excertos de Aram Khachaturian.

Dia 25 de março – Osesp sob direção de John Neschling
Neste concerto da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo são apresentadas composições de Tchaikovsky e Alexander Zemlinsky. A primeira parte do concerto o público ouvirá a obra Fantasia em fá menor, opus 18 – também conhecida como “A Tempestade” (composição de 1873). No segundo bloco, o destaque vai para um compositor Alexander Zemlinsky. Nascido em Viena na Áustria, Zemlinsky destacou-se como excelente maestro e pianista. De suas 70 obras publicadas, a Osesp escolheu para tocar Uma tragédia florentina, op. 16 - composição de 1916. Essa ópera traz no enredo um cenário de infidelidade, morte violenta e reconciliação.

Dia 26 de março – Osesp sob direção de Yoram David
Concerto da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo gravado em novembro de 2008. No programa, músicas de Leopoldo Miguez, William Walton e Beethoven. A regência é do maestro israelense Yoram David. O programa começa com um poema sinfônico do compositor romântico brasileiro Leopoldo Miguez, Ave, libertas! No segundo bloco, é a vez do Concerto para violoncelo de William Walton – composição de 1956. Como solista está o violoncelista alemão Daniel Müller-Schott. No terceiro bloco do programa, a Osesp interpreta a Sinfonia nº 8 de Ludwig van Beethoven.

Dia 31 de março – Osesp sob direção de Victor Hugo Toro
A TV Cultura exibe uma gravação realizada em maio de 2008 na Sala São Paulo. Sob regência do maestro Victor Hugo Toro, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo interpreta a primeira audição mundial de Desenredo, obra do compositor carioca João Guilherme Ripper. No palco, os cantores Anderson Luiz de Souza (tenor) e João Vitor Ladeira (barítono) acompanham a Osesp. Na sequência, a orquestra e o violinista russo Boris Belkin tocam o Concerto nº 1 para violino em lá menor, op.77 do compositor Dmitri Shostakovich. A Osesp encerra o concerto com Daphnis et Chloé: Suíte nº 1 e nº 2 de Maurice Ravel.

Dia 1 de abril – Orquestra Filarmônica de Câmara de Freiburg
A TV Cultura exibe um concerto da Temporada 2008 do Mozarteum Brasileiro. No palco, a Orquestra Filarmônica de Câmara de Freiburg, sob regência do maestro alemão Andreas Winnen, recebe dois solistas convidados: Annette von Hehn (violino) e Stefan Heinemeyer (violoncelo). O repertório da primeira parte deste concerto é composto por Os Mestres Cantores de Nuremberg: Abertura em dó maior de Richard Wagner (1813-1883) e Concerto duplo para violino e violoncelo, em lá menor, op.102, de Johannes Brahms (1833-1897). Na segunda parte, a orquestra executa a Sinfonia nº 9 “A Grande” de Franz Schubert (1797-1828) e Czárdas, ária da ópera cômica “Ritter Pázmán” de Johann Strauss (1804-1949).

Dia 2 de abril – Osesp sob direção de Yan Pascal Tortelier
Para encerrar a temporada de Noites Clássicas, a TV Cultura leva ao ar o concerto da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, realizado em maio de 2008, que teve como maestro convidado o francês Yan Pascal Tortelier. O concerto começa com a Abertura de O Corsário de Hector Berlioz. Segue-se a Sinfonia nº 1 de George Bizet, composta em 1855. Na segunda parte do programa, a Osesp interpreta uma obra do compositor belga César Franck, a Sinfonia em ré menor, op. 48.

 



Mais Notícias

Bienal de Música Brasileira Contemporânea realiza 22ª edição no Rio de Janeiro (23/10/2017)
Curitiba anuncia Oficina de Música; Abel Rocha assume curadoria erudita (23/10/2017)
Theatro Municipal do Rio de Janeiro apresenta o balé “O lago dos cisnes” (20/10/2017)
Jocy de Oliveira estreia a ópera "Liquid voices" (19/10/2017)
Orquestra Filarmônica de Minas Gerais comemora dez anos em nova temporada (18/10/2017)
Com novos patrocínios, Orquestra Sinfônica Brasileira retoma atividades (17/10/2017)
Cultura Artística lança temporada internacional 2018 (17/10/2017)
Nathalie Stutzmann canta com a Osesp na Sala São Paulo (16/10/2017)
Neojiba comemora dez anos com série de apresentações (13/10/2017)
Trompetista venezuelano Pacho Florez é solista da Orquestra Jovem do Estado (11/10/2017)
Theatro Municipal de SP apresenta programa espanhol (10/10/2017)
“Os pescadores de pérolas” estreia no Theatro Municipal de São Paulo em 30 de outubro (10/10/2017)
Osesp apresenta “Réquiem de guerra” de Britten (9/10/2017)
“Gran Finale” promove canto coral entre crianças e adolescentes (6/10/2017)
Filarmônica de Minas Gerais toca Villa-Lobos com pianista Fabio Martino (6/10/2017)
Orquestra Sinfonia Brasil faz apresentações no Paraná e no Rio de Janeiro (6/10/2017)
Ospa recebe tenor Martin Muehle e soprano Claudia Riccitelli (6/10/2017)
Amazonas Filarmônica celebra 20 anos com concerto (5/10/2017)
Ligia Amadio comanda a Osusp na Sala São Paulo (5/10/2017)
Osesp recebe o violinista brasileiro Luiz Fílip (4/10/2017)
João Carlos Martins rege e sola com a Bachiana Filarmônica (3/10/2017)
Premiado violonista russo Artyom Dervoed faz recital na série da Cultura Artística (2/10/2017)
Ricardo Kanji rege oratório de Vivaldi no Theatro São Pedro (29/9/2017)
Osesp lança temporada com novas séries e integral das sinfonias de Beethoven (29/9/2017)
Sinfônica Heliópolis recebe pianista Jean-Louis Steuerman (28/9/2017)
Jundiaí terá “Ciclovia Musical” neste domingo (28/9/2017)
 
Ver todas as notícias anteriores
 
<< voltar

 


< Mês Anterior Outubro 2017 Próximo Mês >
D S T Q Q S S
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31 1 2 3 4
 

 
São Paulo:

27/10/2017 - Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo

Rio de Janeiro:
29/10/2017 - Ópera Liquid Voices: A história de Mathilda Segalescu, de Jocy de Oliveira

Outras Cidades:
27/10/2017 - Ribeirão Preto, SP - Festival Música Nova Gilberto Mendes
 




Clássicos Editorial Ltda. © 2017 - Todos os direitos reservados.

Rua João Álvares Soares, 1404
CEP 04609-003 – São Paulo, SP
Tel. (11) 3539-0045 – Fax (11) 3539-0046