Banner 468x60
Banner 180x60
Boa tarde.
Quarta-Feira, 17 de Janeiro de 2018.
 
E-mail:  Senha:

 

 
Nome

E-mail


 
Saiba como anunciar na Revista e no Site CONCERTO.
   


Vitrine Musical 2016 - Clique aqui e veja detalhes dos anunciantes

 
 
Festival de Campos do Jordão começa neste sábado (27/6/2013)

No próximo sábado, dia 29 de junho, tem início a 44ª edição do Festival de Inverno de Campos do Jordão. A abertura oficial acontece às 20h30 no Auditório Cláudio Santoro, com um concerto da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – transmitido ao vivo pela TV e pela Rádio Cultura.

Na apresentação, a diretora musical da Osesp, Marin Alsop, rege o grupo em uma apresentação que tem a Sinfonia nº 4 – Brasília de Camargo Guarnieri, as Danças Sinfônicas de West Side Story, de Leonard Bernstein, e Victory Stride de James Johnson.

Horas antes, às 16h30, também pela programação da abertura do Festival, os Swingle Singers se apresentam na Sala São Paulo. O grupo vocal inglês participa também dos concertos regulares da Osesp na Sala São Paulo na quinta, sexta e sábado, interpretando a Sinfonia de Luciano Berio.

No segundo ano sob a direção da Fundação Osesp, o Festival vai até o dia 28 de julho mantendo a tradição do evento, com mais de 60 apresentações de grupos nacionais e internacionais, além de extensa programação pedagógica. A novidade em 2013 é a presença do violonista e educador Fábio Zanon na coordenação artístico-pedagógica do Festival.

PROJETO EDUCACIONAL
Professor da Royal Academy de Londres, Zanon enfrenta o desafio de comandar o projeto educacional do festival. O número de bolsista pulou de 115 em 2012 para 144 no presente ano. As instituições conveniadas, que no ano passado eram quatro, agora são sete: Royal Academy of Music (Inglaterra), Juilliard School, Peabody Institute, Roosevelt University (EUA), Conservatório Real de Haia (Holanda), Neojibá (Bahia) e Instituto Baccarelli (São Paulo). Elas participam do festival enviando professores e/ou alunos para as atividades. Outra novidade é a Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo (Osusp), que será a orquestra residente do festival. Os alunos selecionados para aulas de regência estudarão sob a tutela de Marin Alsop e terão a oportunidade de reger a Osusp na Sala São Paulo e na Praça do Capivari, em Campos do Jordão.

Oferecido pela Secretaria de Estado da Cultura, o prêmio Eleazar de Carvalho será entregue ao bolsista de maior destaque entre todos os cursos do festival, o que garantirá ao jovem talento a oportunidade de estudar por 9 meses em uma das instituições conveniadas, com bolsa de estudos mensal além da cobertura de despesas. Outras bolsas ainda serão entregues a alunos de destaque, incluindo estudos em instituições estrangeiras e na Academia Osesp.

CELEBRAÇÃO
O Festival de Campos do Jordão traz ainda algumas comemorações. A mais importante delas é a celebração dos 70 anos do compositor paulista Aylton Escobar, que é o homenageado da edição (leia entrevista com Escobar na edição de julho da Revista CONCERTO). Peças de sua autoria serão apresentadas em diversos concertos durante o festival, e haverá ainda o lançamento do CD dedicado a suas composições, gravado pelo Coro da Osesp.

Outro aniversário comemorado é o do decano do piano paulista, Gilberto Tinetti, que ano passado completou 80 anos. O pianista se apresenta no dia 7, no Auditório Cláudio Santoro, com membros do Quarteto Osesp, em programa com peças de câmara de Beethoven, Debussy e Schumann.

Já o grupo vocal Swingle Singers festeja seus 50 anos de atividades no dia 2, também no Auditório Cláudio Santoro. O grupo, de origem franco-inglesa, inscreveu seu nome na história da música do século XX após diversas performances de primeira grandeza, incluindo a estreia mundial da Sinfonia de Berio, em 1968, que será apresentada nos três concertos da temporada da Osesp.

ORQUESTRA DO FESTIVAL
Formada por alunos dos diversos cursos oferecidos, a Orquestra do Festival faz cinco apresentações durante o mês de julho. As duas primeiras acontecem nos dias 6 e 7, no Auditório Cláudio Santoro e na Sala São Paulo, respectivamente. Ambas terão regência do maestro associado da Osesp, Celso Antunes. O grupo interpreta o poema sinfônico Amazonas, de Villa-Lobos, um concerto de Mozart (com participação da oboísta espanhola Cristina Gómez Godoy) e La mer, de Debussy.

As outras três apresentações ocorrem sob o comando de Marin Alsop. No dia 13, a Orquestra do Festival toca no Auditório Cláudio Santoro, com repertório formado pela Abertura festival acadêmico, de Brahms, pelas Danças sinfônicas de Rachmaninov, e pela estreia sul-americana de Gejia – Imagens chinesas, do finlandês Kalevi Aho, uma das atrações do festival, que estará em Campos do Jordão para ministrar aulas de composição – além de ter peças suas executadas por diversos grupos durante o evento.

Nos dias 20 (Auditório Cláudio Santoro) e 21 (Sala São Paulo), a Orquestra faz seus dois últimos concertos, desta vez com a companhia de um dos grandes nomes do festival, a violinista norte-americana Jennifer Koh. O repertório traz duas peças magnas: o Concerto de Tchaikovsky e a Sagração da primavera, de Stravinsky.

DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO
As principais orquestras brasileiras se apresentam no festival. A Osesp, além do concerto de abertura, toca no encerramento do Festival, no dia 28 de julho, sob o comando do maestro russo Michail Jurowski, com o violoncelista holandês Pieter Wispelwey como solista. O repertório traz o Concerto para violoncelo de Lutoslawski e a Sinfonia nº 10 de Shostakovich. O maestro inglês Frank Shipway comanda a Osesp no dia 14, com peças de Elgar. No dia 21 a Osesp ainda toca na Praça do Capivari, com regência de Wagner Polistchuk e participação da Palavra Cantada e do Coro Infantil da orquestra, em concerto voltado para crianças.

A Filarmônica de Minas Gerais apresenta-se no dia 5, no Auditório Cláudio Santoro, com o maestro titular do grupo, Fabio Mechetti, e a pianista russa Lilya Zilberstein como convidada. No dia 9, o festival recebe o quarteto norte-americano Enso String Quartet, no espaço cultural Dr. Além.

A Osusp toca no dia 11, no Cláudio Santoro, sob o comando de Ricardo Bologna e com o trombonista holandês Jörgen Van Rijen, chefe de naipe da Orquestra do Concertgebouw, da Holanda; no repertório, o Concerto de Kalevi Aho, entre outras peças.

No dia seguinte é a vez da Petrobras Sinfônica subir ao palco do Claudio Santoro, com Karabtchevsky na regência e participação do pianista português Pedro Burmeister, em repertório com peças de Verdi, Beethoven e Wagner.

John Neschling rege a Sinfônica Municipal de São Paulo no dia 14, no Auditório Cláudio Santoro. A orquestra tem como convidado o clarinetista francês Paul Meyer, que interpreta o Concerto de Mozart.

O coordenador artístico-pedagógico do evento, Fábio Zanon, se apresenta no dia seguinte, no espaço cultural Dr. Além, ao lado do Quarteto Osesp. No dia 17, a Camerata Aberta se apresenta com direção artística de Sérgio Kafejian, e traz em seu repertório peças de Aylton Escobar e Kalevi Aho, entre outros.

Um dos grandes nomes do festival toca no dia 18, no auditório Cláudio Santoro. Trata-se da violinista norte-americana Jennifer Koh, prestigiada intérprete de Bach, que apresenta seu projeto Bach & Beyond, que explora o repertório de violino solo do compositor alemão, e foi lançado em CD pela Cedille Records.

Roberto Minczuk comanda a Sinfônica Brasileira no dia seguinte, em repertório com peças de Ligeti e Sibelius.

O festival ainda tem apresentações da Orquestra Experimental de Repertório (dia 21), da Sinfônica de Santo André (dia 25) e da Sinfônica do Teatro São Pedro (dia 27).

[Acompanhe a programação completa do 44ª Festival de Campos do Jordão]


Clássicos Editorial Ltda. © 2013 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página.



Mais Notícias

Retrospectiva 2017 – Edmilson Venturelli (depoimento de dezembro de 2017) (17/1/2018)
Retrospectiva 2017 – Paulo Zuben (depoimento de dezembro de 2017) (16/1/2018)
Retrospectiva 2017 – Danilo Santos de Miranda (depoimento de dezembro de 2017) (15/1/2018)
Retrospectiva 2017 – Sidney Molina (depoimento de dezembro de 2017) (12/1/2018)
Retrospectiva 2017 – Roberto Minczuk (depoimento de dezembro de 2017) (11/1/2018)
Retrospectiva 2017 – Claudia Toni (depoimento de dezembro de 2017) (10/1/2018)
Retrospectiva 2017 – Sabine Lovatelli (depoimento de dezembro de 2017) (9/1/2018)
Retrospectiva 2017 – Arthur Nestrovski (depoimento de dezembro de 2017) (8/1/2018)
CD “Sergio e Eduardo Abreu: BBC Recital 1970” vence o Prêmio CONCERTO 2017 na categoria CD / DVD / Livro (5/1/2018)
Tenor Atalla Ayan vence Prêmio CONCERTO 2017 na categoria Jovem Talento (5/1/2018)
Violinista Isabelle Faust e Projeto Smetak vencem Prêmio CONCERTO 2017 na Categoria Música de Câmara / Recital / Coral (4/1/2018)
Osesp, Krysztof Penderecki e Isabelle Faust ganham o Prêmio CONCERTO 2017 na categoria Música Orquestral. (4/1/2018)
“L’Orfeo”, de Monteverdi, ganha o Prêmio CONCERTO 2017 na categoria Ópera (3/1/2018)
Antonio Meneses vence o Grande Prêmio CONCERTO 2017 (2/1/2018)
Feliz Ano Novo! (31/12/2017)
Fernando Bicudo é o novo presidente do Theatro Municipal do Rio de Janeiro; Heller-Lopes é exonerado (28/12/2017)
Festivais de verão oferecem diversificada agenda de concertos (27/12/2017)
Grandes solistas participam de concerto de gala de Ano Novo em Ilhabela (22/12/2017)
Roberto Minczuk e Marcelo Bratke recebem a Ordem do Mérito Cultural   (21/12/2017)
A “flauta mágica”, de Mozart, ganha nova produção no Theatro Municipal de São Paulo (15/12/2017)
APCA apresenta premiados de 2017 (12/12/2017)
Orquestra Jovem do Estado encerra ano com Stravinsky e Nielsen (11/12/2017)
Filarmônica de Goiás realiza estreia de obra de Michelle Agnes (8/12/2017)
Programa especial reúne grupos da USP na Sala São Paulo (7/12/2017)
TV Cultura apresenta no domingo final do Prelúdio 2017 (6/12/2017)
Marin Alsop será “regente de honra” da Osesp (6/12/2017)
 
Ver todas as notícias anteriores
 
<< voltar

 


< Mês Anterior Janeiro 2018 Próximo Mês >
D S T Q Q S S
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31 1 2 3
 

 
São Paulo:

17/1/2018 - Espetáculo O compositor delirante

Rio de Janeiro:
17/1/2018 - Duo Roberto Taufic - violão e Gabriele Mirabassi - saxofone

Outras Cidades:
30/1/2018 - Paraupebas, PA - Academia Jovem Concertante
 




Clássicos Editorial Ltda. © 2018 - Todos os direitos reservados.

Rua João Álvares Soares, 1404
CEP 04609-003 – São Paulo, SP
Tel. (11) 3539-0045 – Fax (11) 3539-0046