Editorial

por Nelson Rubens Kunze 01/12/2020

Prezada leitora, prezado leitor,

Você tem em mãos a edição 278, de dezembro de 2020, da Revista CONCERTO, o guia da música clássica no Brasil. A capa traz uma matéria redigida por Irineu Franco Perpetuo sobre a música criada ao longo dos séculos para a época de Natal. Trata-se de um repertório que hoje, em sua dimensão artística, transcende as próprias crenças que o inspirou.

A entrevista do mês é com Flávia Camargo Toni, pesquisadora do Instituto de Estudos Brasileiros e membro da Academia Brasileira de Música, e responsável pela nova edição do Ensaio sobre música brasileira, de Mário de Andrade. O livro, orginalmente publicado em 1928, recupera agora as suas características originais e incorpora anotações posteriores do autor, como Flávia conta para a jornalista Camila Fresca.

Outra valiosa iniciativa de pesquisa é apresentada por Luciana Medeiros, que na seção Brasil Musical escreve sobre o lançamento do livro O cravo no Rio de Janeiro do século XX, de Marcelo Fagerlande. 

Após a divulgação, no mês passado, da temporada 2021 da Cultura Artística, esta edição publica a nova temporada da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Atento à pandemia, o diretor artístico Fabio Mechetti montou uma programação que vai ganhando amplitude ao longo do ano e que, além disso, prevê a continuidade das transmissões on-line.

Para a seção Fermata, a maestrina Alba Bomfim contou a João Luiz Sampaio sobre suas atividades na Universidade Federal do Piauí: “me parecem fundamentais políticas públicas que nos ajudem a disseminar a atividade musical, estabelecendo diálogos entre projetos e mostrando que a arte é também uma indústria que produz, gera renda”.

Como em todos os meses, publicamos os textos dos colunistas João Marcos Coelho (sobre o novo livro de Eduardo Gianetti da Fonseca), Jorge Coli (que lembra o teórico italiano do século XIX Giuseppe Mazzini) e Júlio Medaglia (que faz uma homenagem aos 90 anos de Edmundo Villani-Côrtes). 

Acompanhe também o Roteiro Musical ilustrado da Revista CONCERTO, bem como os mais recentes lançamentos de CDs, DVDs e livros. Leia a Revista CONCERTO e participe da temporada musical.

Desejamos a todos Boas Festas, com saúde, paz e boa música!