Academia Bach de Stuttgart se apresenta em São Paulo e no Rio de Janeiro

por Redação CONCERTO 02/04/2015

Em abril volta ao Brasil uma das maiores atrações internacionais dos últimos tempos, a Academia Bach de Stuttgart, que em sua passagem pelo país em 2012 ganhou o Prêmio CONCERTO na categoria música orquestral, pela memorável interpretação da Missa em si menor de Bach. Serão três apresentações, duas em São Paulo – dias 6 e 8, na Sala São Paulo – e uma no Rio de Janeiro – dia 9, no Theatro Municipal. A pequena excursão nacional do grupo é promovida pela Cultura Artística, em São Paulo, e pela Dell’Arte, no Rio.

 

Criada em 1981 por Helmuth Rilling, a academia abriga (e leva ao Rio de Janeiro) dois dos mais aclamados grupos da música historicamente informada: a orquestra Bach-Collegium, e o coro Gächinger Kantorei – fundados em 1965 e 1954, respectivamente, também por Rilling. Desde 2013 a academia é dirigida por Hans-Christoph Rademann, que é quem rege os espetáculos da passagem atual do grupo pelo Brasil.

Nos dias 6 e 9, a Academia Bach de Stuttgart interpreta a peça que rendeu aclamação absoluta na primeira vinda do grupo ao Brasil: a Missa em si menor de Bach. Já no dia 8, na Sala São Paulo, o repertório tem outro monumento do Barroco alemão: O messias, de Händel.

Confira na seção Mídia o Kyrie eleison da Missa em si menor de Bach com a Academia Bach de Stuttgart sob a regência de seu fundador, Helmuth Rilling.

Ouvinte Crítico
Os concertos terão votação aberta no Ouvinte Crítico. A enquete será lançada na segunda-feira, dia 6 de abril.

[Veja mais no Roteiro Musical: dia 6dia 8dia 9]

Clássicos Editorial Ltda. © 2015 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página.