Alex Klein assume a Sinfônica de Ribeirão Preto

por Redação CONCERTO 21/02/2013

A partir de março o maestro e oboísta Alex Klein será o novo diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, no interior paulista. Klein irá acumular a função com a direção da Sinfônica da Paraíba, a direção artística do FEMUSC (Festival de Música de Santa Catarina) e do posto de maestro principal no Sunflower Music festival (EUA) e no Festival de Musique de Saint Barthélemy, nas Antilhas Francesas.

 

A Sinfônica de Ribeirão Preto estava há sete meses sem regente titular, desde a saída de GianLuigi Zampieri em julho do ano passado, e desde o início do ano sem diretor artístico, cargo ocupado anteriormente pelo professor Rubens Ricciardi.

Klein venceu o prêmio Grammy em 2002 como Melhor Solista Instrumental com Orquestra por sua gravação do Concerto para Oboé de Richard Strauss com a Orquestra Sinfônica de Chicago sob a direção de Daniel Barenboim, e recebeu o 1° Prêmio no Concurso Internacional de Genebra, um dos mais prestigiados do mundo. Além destes prêmios, venceu o Concurso Internacional de Tókio, o Concurso Internacional Fernand Gillet (EUA) e o Concurso Internacional de Oboé de Nova York, realizado no Carnegie Hall.
 
Como oboísta ele ocupou o cargo de solista da Orquestra Sinfônica de Chicago, apresentando-se também como solista da Orquestra de Philadelphia e da Suisse Romande, dividindo o palco com solistas como Pinchas Zukerman e Itzhak Perlman. Klein teve uma rápida passagem como diretor artístico do Theatro Municipal de São Paulo e Regente Titular da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo.

A notícia, que ainda não está no site da orquestra, foi divulgada pela imprensa local.