Alex Klein rege encontro da Osesp com Camerata Aberta

por Redação CONCERTO 27/07/2010

Com duas apresentações, dia 30 de julho na Sala São Paulo e dia 31 no Auditório Claudio Santoro, o renomado oboísta e maestro brasileiro Alex Klein rege o encontro da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo com a Camerata Aberta, dentro da programação do 41º Festival de Inverno de Campos do Jordão.

 

O repertório tem duas peças de peso: A história do soldado, de Stravinsky, que conta com os solos de Fabio Cury (fagote), Adenilson Telles (trompete), Carlos Freitas (trombone), Herivelto Brandino (percussão), Martin Tuksa (violino) e de Pedro Gadelha (contrabaixo); e, na segunda parte do programa, a Sinfonia nº 2 op. 27 de Rachmaninov.

Alex Klein é maestro residente do Festival de Saint Barths (Antilhas Francesas) e do Festival SunFlower (EUA). Na excelente carreira como instrumentista venceu concursos internacionais como os de Genebra e de Nova York, além de ter sido premiado nos concursos Primavera de Praga e Internacional de Toquio, entre outros. Em 2002 recebeu o Grammy como melhor solista instrumental sob regência de Barenboim.

Além de apresentar-se como solista junto às mais importantes orquestras do mundo, já regeu a Sinfônica Nacional do Porto (Portugal), Sinfônica da Rádio e Filmes de Beijing (China) e no Brasil dirigiu a Sinfônica Municipal de São Paulo, OSB e as sinfônicas da Bahia e Brasília.

Alex Klein é diretor do Festival Internacional de Música de Câmara em São Paulo e do Festival de Música de Santa Catarina.