Algol lança registro primoroso da “Canção da Terra” de Gustav Mahler

por Redação CONCERTO 10/09/2009

É hoje, às 18h30 na Livraria Cultura do Conjunto Nacional (e amanhã às 19 horas na Livraria Argumento no Rio de Janeiro), o lançamento de um dos mais significativos CDs do ano: A Canção da Terra, de Gustav Mahler, na versão de câmara realizada por Schoenberg e Riehm, interpretada por Fernando Portari, Rodrigo Esteves e o Ensemble Algol regidos pelo maestro Carlos Moreno. Trata-se de uma produção nacional de altíssimo nível, da realização musical à apresentação gráfica.

Gustav Mahler começou a compor Das Lied von der Erde durante o verão de 1907, terminando-a um ano mais tarde, no verão de 1908. Baseada em seis poemas chineses em tradução alemã, assumiu forma de uma sinfonia em grande escala para duas vozes e orquestra. A gravação da Algol é feita a partir da versão de câmara preparada por Schoenberg, mas que ficou inacabada, só sendo terminada em 1980 pelo musicólogo alemão Rainer Riehm.

O resultado musical da gravação da Algol é muito bom, especialmente em sua parte instrumental. Mas os cantores solistas também respondem bem a uma obra de enorme exigência. Seguramente, esse lançamento da Algol é um dos fortes concorrentes à melhor produção fonográfica do ano.

Serviço:
Lançamento do CD “Das Lied von de Erde (A canção da terra)
Gustav Mahler / Arnold Schoenberg e Rainer Riehm
Dia 10, 18h30 – Livraria Cultura – Conjunto Nacional – São Paulo
Dia 11, 19h – Livraria Argumento – Rio de Janeiro