Ampla pesquisa divulga resultados no livro Panorama Setorial da Cultura Brasileira - baixe grátis pela internet

por Redação CONCERTO 25/09/2012

As autoras Gisele Jordão e Renata Allucci foram as responsáveis pela publicação do Panorama Setorial da Cultura Brasileira, um projeto de pesquisa de mercado que tem como objetivo principal disponibilizar informações de qualidade, pioneiras e inovadoras para o setor cultural, além de facilitar o planejamento de atividades dos atores dessa cadeia produtiva.

 

A pesquisa entrevistou 500 produtores culturais proponentes de projetos da Lei Rouanet, além de 40 gestores e investidores da iniciativa privada e órgãos públicos. Os dados revelam que 72% dos produtores entrevistados afirmam que sua remuneração é variável, apenas por trabalho realizado, e que 63% deles dependem de remuneração advinda de outras atividades.

Para metade dos produtores entrevistados, a maior dificuldade enfrentada é a falta de profissionalismo das equipes envolvidas num projeto cultural, e para 42% a segunda maior dificuldade é ser bem relacionado para conseguir aprovar o projeto com os investidores.

Já os investidores afirmaram que “acredita-se num projeto cultural que...” - apresentar consistência e compromisso com o resultado, além de ter continuidade e concilie interesses públicos e privados.

O livro Panorama Setorial da Cultura Brasileira pode ser consultado ou baixado em PDF gratuitamente na internet. Para acessar, cliquie aqui.