Amsterdã tem concurso de composição para brasileiros

por Redação CONCERTO 22/07/2008

A capital holandesa está com um projeto voltado à música feita no Brasil atualmente. Intitulado BAMdialogue, a iniciativa pretende organizar concertos, palestras e eventos musicais para integrar os cenários contemporâneos do Brasil e da Holanda.

“Nossa atividade é guiada por duas diretrizes. Primeiro, destacar em cada evento a contribuição que a cultura brasileira pode dar à pesquisa musical internacional que acontece em Amsterdã. Segundo, possibilitar que músicos brasileiros possam se beneficiar do contato com um ambiente tão ativo e inovador, para que compreendam sua própria cultura melhor e encontrem novos caminhos para o seu crescimento”, explica o diretor artístico do projeto, Caio Amon.

O BAMdialogue trabalha atualmente na organização da “NE/BAM Brazilian Composer Competition”, da qual fará parte o Nieuw Ensemble, um importante conjunto europeu especializado em música contemporânea. As peças selecionadas por um júri unternacional serão executadas pelo Nieuw Ensemble em setembro de 2009, dentro da programação do festival de música contemporânea Gaudeamus. Os compositores das peças ganhadoras serão convidados a participar dos ensaios e estréias de suas composições em Amsterdã.

Para mais informações sobre a competição e outros projetos do BAMdialogue, visite http://bam.dialogue.googlepages.com