Angelika Kirchschlager e Camerata Bern se apresentam no Rio e São Paulo [concorra a ingressos]

por Redação CONCERTO 29/07/2011

Pela primeira vez no Brasil, a mezzo soprano austríaca Angelika Kirchschlager apresenta-se ao lado da Camerata Bern no sábado, dia 30 de julho, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro pela série da Sala Cecília Meireles e nos dias 2 e 3 de agosto, terça e quarta, na Sala São Paulo pela temporada do Mozarteum Brasileiro.

Com direção artística da violinista Antje Weithaas, serão abordados nos concertos os repertórios barroco, romântico e contemporâneo, com solos de Kirchschlager nas árias de Händel Cara speme e Svegliatevi nel core, da ópera Giulio Cesare, Si tra i ceppi, da ópera Berenice, e Lord to thee each night and day, de Theodora. Ela também interpreta sete Lieder de Schubert (Ganymed,  Geheimes, Heideröslein, Du bist die Ruh, Rastlose Liebe, Der Erlkönig e Ellens Gesang).

A Camerata Bern apresenta também Concerto ripieno em Dó, de Vivaldi; uma versão para orquestra de cordas do Quinteto de cordas nº 2 op. 87 de Mendelssohn, além de Verdis Traum, peça do compositor contemporâneo suíço  Martin Wettstein.

Angelika Kirchschlager iniciou seu aprendizado musical ao piano, no Mozarteum, em Salzburg. Formou-se na Escola de Música da mesma cidade, e logo depois, em 1984, matriculou-se na Academia de Música de Viena, onde estudou canto com o baixo-barítono Walter Berry. Consagrada internacionalmente, hoje Kirchschlager sente-se à vontade nos palcos das principais casas de ópera e salas de concerto do mundo, sejam elas na Europa, na América do Norte ou no Extremo Oriente.

Fundada em 1962 com a ideia de ser uma formação pequena, flexível e sem regente, a Camerata Bern evoluiu rapidamente para uma orquestra de câmara.  Os 14 membros do conjunto sem exceção têm formação solista. O grupo se apresenta nos principais palcos do mundo, com artistas de renome como Heinz Holliger, András Schiff, Vadim Repin, Emmanuel Pahud, Tabea Zimmermann, Paul Meyer, Jean-Pierre Rampal, Maurice André, Radu Lupu, Gidon Kremer, Barbara Hendricks, Peter Schreier e Leonidas Kavakos.

Concorra a ingressos
Para concorrer a ingressos para o concerto do dia 3 de agosto na Sala São Paulo, envie um e-mail para concerto@concerto.com.br até o dia 2 às 14h, com seu nome e telefone de contato e o título “Camerata Bern”. Os nomes serão divulgados no site CONCERTO às 16h do próprio dia 2.