Após retornar da Europa, Sinfônica Heliópolis faz concerto gratuito na Sala São Paulo

por Redação CONCERTO 29/10/2010

Neste domingo, dia 31 de outubro, às 11h00 a Sinfônica Heliópolis, orquestra do Instituto Baccarelli, faz uma apresentação na Sala São Paulo com o violoncelista Antonio Lauro Del Claro. No concerto, o grupo liderado pelo maestro e diretor artístico Roberto Tibiriçá apresenta obras de Dvorák: o Concerto para violoncelo, a Sinfonia nº 8 e uma Dança eslava.

 

A Sinfônica Heliópolis acaba de retornar de sua primeira turnê pela Europa. A orquestra, formada por 75 jovens músicos, em sua maioria jovens de baixa renda da região de Heliópolis, maior favela da cidade de São Paulo, apresentou-se com grande sucesso na Alemanha - no Beethovenfest em Bonn, em Berlim, Dresden e Munique - e também em Amsterdã, na Holanda, e em Londres, na Inglaterra.

O grupo tem como patrono o maestro Zubin Mehta, que em visita ao Brasil em 2005 visitou a favela, conheceu os projetos e, emocionado, regeu a orquestra na 5a Sinfonia de Beethoven. Depois disso, concedeu bolsas de estudo para jovens na The Buchmann-Mehta School of Music, em Israel. Três alunos já foram beneficiados e dois deles estiveram na turnê.

O concerto deste domingo tem entrada franca e os ingressos podem ser retirados na bilheteria da Sala São Paulo.