Aproveite o feriado e o inverno; acompanhe os Festivais

por Redação CONCERTO 08/07/2013

Ao longo dos meses, a Revista e o Site CONCERTO mapeiam e divulgam os eventos de música clássica em cidades de diferentes regiões do Brasil. Mas há uma época no ano em que o número de concertos, recitais e iniciativas clássicas sobejam tal como frutas da estação no período de colheita. O mês de julho, há várias décadas, consolidou-se como um ponto culminante de nossa safra de música clássica, e a explicação disso é clara: é nesse período que são promovidos os principais festivais do país, com uma intensa e diversificada programação musical.

 

Não há como falarmos de festivais de inverno sem abordar o evento que há 44 anos faz da Serra da Mantiqueira uma espécie de epicentro da música clássica brasileira. O Festival de Inverno de Campos do Jordão é importante não apenas por seu pioneirismo, mas, sobretudo pelo excelente nível artístico e pedagógico que há décadas o tornam único. Neste segundo ano em que o festival é produzido pela Fundação Osesp é difícil pontuar algum destaque de sua exuberante programação, que tem a direção artística de Arthur Nestrovski. Mas aqui arriscamos ressaltar as homenagens que serão rendidas ao maestro e compositor Aylton Escobar e ao pianista Gilberto Tinetti.

Outro importante evento da estação é o Festival de Música Colonial Brasileira e Música Antiga de Juiz de Fora. Com sua temática única, que enfatiza a interpretação historicamente orientada, o evento contribui de forma inestimável para o aprimoramento da cena clássica brasileira como um todo, sempre a partir da direção artística do reputado violinista Luís Otávio Santos. O evento, que tem grande parte de sua programação realizada no Cine-Theatro Central de Juiz de Fora, sempre produz um CD, que este ano trará o famoso Réquiem de Mozart.

Não menos tradicional é o Festival de Prados, agora em 36ª edição. Idealizado pelo maestro e compositor Olivier Toni, o evento se distancia dos apelos turísticos para seguir investindo na educação e na participação de músicos locais. Além de Prados e Juiz de Fora, Minas Gerais recebe também festivais em cidades como Ouro Preto e Mariana, além da Semana da Música, em Ouro Branco.

O interior parece ser mesmo o terreno mais fértil para a frutificação destas grandes safras. No interior paulista, além do evento em Campos do Jordão, a cidade de Piracicaba realizará a quarta edição do Festival Internacional de Música Erudita de Piracicaba. Por sua vez, Mogi das Cruzes será a sede do Festival de Inverno Serra do Itapety e, o 13º Festival de Música de Ourinhos passa a ser dirigido pelo prestigiado violoncelista Antonio Lauro del Claro. Em terras fluminenses, se realiza a 13ª edição do Festival de Inverno de Petrópolis, apostando em uma fórmula mais eclética, com diversos eventos de jazz, receita esta também seguida pelo Festival Vale do Café, cujas apresentações ocorrem em cidades como Conservatória, Barra do Piraí, Vassouras, Massambará, Rio das Flores, Valença e Sebastião Lacerda.

A propósito, passa a ganhar força o modelo de festival itinerante, tal como o desenvolvido pelo maestro Jean Reis, que ao longo do mês de julho circulará – junto com sua equipe, professores e artistas – por São Paulo, Maranguape (PE), Lages (SC) e Bagé (RS). Na região Sul sempre é bom estar de ouvidos atentos para o que ocorre no Festival de Londrina (PR), que em sua 33ª edição tem confirmada sua posição de destaque neste rico cenário musical.

Na região Nordeste, o Virtuosi de Gravatá (PE) desponta como um dos principais eventos do período, ao mesmo tempo em que o Festival Eleazar de Carvalho, em Fortaleza, agora em sua 15ª edição – mantém sua tradição e seu forte apelo pedagógico. Apesar de mais recente, o Festival Internacional de Música de Campina Grande, no interior da Paraíba, chega a sua quarta edição promovendo interessantes concertos com músicos nacionais e estrangeiros.

Enfim, julho mostra-se como a melhor época do ano para os ouvidos sedentos de boa música se saciarem com os mais diferentes sabores que o universo da música clássica pode oferecer. Para você aproveitar melhor a safra, elaboramos nas próximas páginas um guia com os destaques e a programação dos principais festivais de inverno do país.

[Acompanhe as programações completas dos Festivais de Inverno]

[Leia a cobertura completa dos Festivais na edição de julho da Revista CONCERTO]

Clássicos Editorial Ltda. © 2013 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página.