Audi Coelum mostra missa barroca

por Redação CONCERTO 19/08/2009

O Audi Coelum, conjunto dedicado à música sacra que inclui solistas, coro e orquestra, apresenta a Missa de Réquiem, de André Campra, quarta-feira dia 19 (na Igreja do Calvário) e domingo dia 23 (na Igreja do Divino Espírito Santo). A regência é de Roberto Rodrigues, e em ambas as apresentações a entrada é franca.

André Campra (1660-1744) nasceu em Aix-en-Provence e foi um dos principais expoentes do barroco francês no período entre Lully e Rameau. Filho de um cirurgião e violinista italiano, Campra foi menino-cantor em Saint-Sauveur, seguindo os estudos eclesiásticos e tornando-se capelão. Trabalhou como mestre-de-capela na Catedral de Notre-Dame em Paris, mas abandonou o serviço na Igreja para se dedicar à ópera. Mais tarde, retornou à composição sacra, assumindo o posto de maestro da Capela Real de Versalhes, após a morte de Delalande.

Escrita para solistas, coro a 5 vozes e orquestra sua Missa de Requiem omite o “Dies irae” e o “Benedictus”, e não se conhece o que motivou o autor a compor da obra.

[Consulte mais detalhes no Roteiro Musical.]