Barítono italiano Renato Bruson canta no Teatro São Pedro

por Redação CONCERTO 25/04/2012

Nesta sexta-feira, dia 27 de abril às 20h30, o projeto Grandes Vozes leva ao Teatro São Pedro um dos mais importantes barítonos da segunda metade do século 20. O italiano Renato Bruson interpreta trechos de óperas de Verdi, Puccini, Tosti, Ponchielli e Cilea. Participam do recital o pianista Anderson Brenner, a soprano Tati Helene, a meio soprano Mere Oliveira e o tenor Rinaldo Leone.

 

Além de se apresentar, Renato Bruson realiza três masterclasses no Teatro São Pedro, nos dias 24, 25 e 26 de abril, das 15h às 19h, sem custo para os participantes e com vagas para ouvintes.

 

Renato Bruson estreou profissionalmente em 1961, em Il Trovatore. No ano seguinte, fez sua estreia em Roma, em I Puritani. Em 1968, estreou no Metropolitan Opera de Nova York, numa montagem brilhante de Lucia di Lammermoor. A partir daí ganhou notoriedade internacional como um dos grandes intérpretes de Verdi e Donizetti. Vencedor de um Grammy, teve seu enorme talento reconhecido também com um Prêmio da Academia Japonesa, o Orfeu de Ouro da Academia Internacional do Disco Lírico, Cavaleiro da Ordem de Malta e o cobiçado Kammersanger da ópera de Viena.

 

Atuou ao lado dos mais célebres colegas como Montserrat Caballé, Kátia Ricciarelli, Mara Zampieri, Luciano Pavarotti, Plácido Domingo, José Carreras, Jaime Aragall, Alfredo Kraus, Fiorenza Cossotto e Elena Obraztsova, sob as mais ilustres regências como Abbado, Von Karajan, Kleiber, Bernstein, Levine, Maazel, Giulini, Mehta, Mackerras, Conlon, Gavazzeni, Sinopoli, Muti e Oren.

 

O recital de Renato Bruson integra o Momento Itália Brasil e é fruto da parceria da Secretaria da Culturado Estado de São Paulo e do Instituto Pensarte com o Consulado Geral da Itália, o Instituto Italiano di Cultura de São Paulo e o Instituto Europeu de Design.