Britânico Frank Shipway rege Osesp com solos do pianista Paul Lewis

por Redação CONCERTO 12/06/2013

O maestro Frank Shipway volta a São Paulo para duas semanas de trabalhos com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp). Na primeira delas, ele recebe o premiado pianista inglês Paul Lewis, que toca com a Osesp dias 13 de junho (21h), 14 (21h) e 15 (16h30), e também se apresenta em um recital solo no domingo, dia 16 (17h).

 

O programa das três apresentações com a Osesp começa com o Concerto nº 1 para piano em ré menor, de Johannes Brahms, com solo de Lewis. Na segunda parte, a Osesp toca duas composições de Jean Sibelius: a Sinfonia nº 4 e Finlândia.

Frank Shipway foi assistente de Lorin Maazel na Ópera de Berlim, em 1973, além de principal regente convidado da Sinfônica da Rádio da Dinamarca (1985-8) e da Filarmônica Real de Flanders, na Bélgica (1989-91). Em 1991 formou a nova Sinfônica Nacional da RAI, na Itália, e permaneceu como seu regente titular por quatro anos. De 1996 a 1999 foi diretor artístico e regente titular da Filarmônica BRT de Bruxelas, antes de assumir, em 1999, o mesmo cargo na Filarmônica de Zagreb (Croácia).

Paul Lewis estudou na Chetham’s School of Music e na Guildhall School of Music antes de ter aulas particulares com o pianista Alfred Brendel. Apresenta-se regularmente em recitais e com as filarmônicas de Los Angeles, Nova York, Oslo e Londres, as sinfônicas de Chicago, Boston, Viena, Londres, Bamberg e Seattle, a Gewandhaus de Leipzig, a NDR-Philharmonie de Hannover, a Hallé de Manchester, além das orquestras Royal Concertgebouw e Tonhalle.
Ao lado da esposa, a violoncelista norueguesa Bjørg Lewis, atua como diretor artístico do Midsummer Music, festival anual de música de câmara realizado em Buckinghamshire, no Reino Unido.

No dia 13, quinta-feira, às 10h, o ensaio geral da apresentação pode ser conferido na Sala São Paulo, com ingressos limitados ao preço de R$ 10,00.

[Veja detalhes no Roteiro Musical]

Clássicos Editorial Ltda. © 2013 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página.