British Council promove programa de bolsas para gestores de música clássica; inscrições vão até 15 de julho

por Redação CONCERTO 16/06/2014

Ficam abertas até o dia 15 de julho as inscrições para o Transform Orchestra Leadership – o programa de bolsas para desenvolvimento profissional de gestores de música clássica promovido pelo British Council. São cinco bolsas reservadas para profissionais com 2 a 5 anos de experiência na área de organização de orquestras, ensembles, casas de concerto, conservatórios e universidades de música.

 

As atividades contam com uma viagem ao Reino Unido para conhecer o setor de gestão de orquestras locais e um estágio de até três semanas em instituições britânicas – além de aulas on-line preparatórias com coaches estrangeiros.

Outro pré-requisito – além da experiência em gestão – é a fluência na língua inglesa. As inscrições devem ser feitas no site www.transform.com.br.

British Council
O Transform Orchestra Leadership é o segundo programa promovido pelo British Council no país em 2014. Em abril deste ano a instituição realizou, em Belo Horizonte, a Conferência Internacional MultiOrquestra. Com debates e palestras, o evento proporcionou a troca de experiências entre os principais grupos do Brasil e da Inglaterra, e a discussão de projetos e soluções para a cena clássica nacional (leia aqui o texto de Camila Frésca sobre a conferência).

Profissionalização do setor
O programa da British Council vem em boa hora, já que nos últimos anos, a partir da reorganização de orquestras como a Osesp, a Orquestra Sinfônica Brasileira, a Filarmônica de Minas Gerais e o Theatro Municipal de São Paulo, o setor clássico brasileiro vem passando por uma crescente profissionalização de seus quadros.

Também na esteira desse movimento, foi anunciada recentemente uma vaga para assessor artístico de “uma grande casa de concertos” em São Paulo. Maiores informações ainda não estão disponíveis, mas os interessados podem conferir detalhes sobre envio de currículos na Sala dos Músicos.

Clássicos Editorial Ltda. © 2014 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página