Britten Sinfonia é atração da Sociedade de Cultura Artística

por Redação CONCERTO 12/08/2011

No sábado, dia 13 de agosto, a Temporada de Concertos 2011 da Sociedade de Cultura Artística recebe na Sala São Paulo a Britten Sinfonia, um dos principais conjuntos de música de câmara da Europa. Com sedes em Cambridge, Norwich, Birmingham e Cracóvia, a orquestra atualmente apresenta concorridas séries de concertos anuais no Wigmore Hall e Southback Centre, em Londres.

 

Como já é tradição, a premiada orquestra não dispõe de um regente ou diretor musical fixo, contando sempre com a colaboração periódica de artistas de reputação internacional. Para as apresentações em São Paulo, a Britten Sinfonia recebe como convidados o regente e violinista finlandês Pekka Kuusisto e o tenor britânico Allan Clayton.

Primeiro finlandês a vencer o concurso Jean Sibelius de violino, Pekka Kuusisto é o diretor artístico do festival de música de câmara de Tuusula, na Finlândia. O violista dedica-se ao repertório contemporâneo e também ao jazz. Já o tenor Allan Clayton integrou o coro da Catedral de Worcester, tendo estudado no St Johns’s College e na Royal Academy of Music, onde foi premiado com o Sir Elton John Scholarship Award. Em 2007, o tenor recebeu a The Queen Commendation for Excellence.

Nas apresentações na Sala São Paulo, a Britten Sinfonia interpreta obras de Henry Purcell, Michael Tippett, Benjamin Britten, Steve Reich e John Adams.