Camerata Fukuda comemora 25 anos em concerto com Celso Antunes

por Redação CONCERTO 31/08/2013

Em comemoração aos 25 anos de atividade ininterrupta, a Camerata Fukuda se apresenta na Sala São Paulo na próxima segunda-feira, dia 2 de setembro, às 21h, em um concerto regido pelo maestro titular do grupo, Celso Antunes, e tendo como solista a diretora artística Elisa Fukuda. No programa estão a Abertura em dó menor para cordas Schubert , o Concerto em ré para cordas de Stravinsky, o Concerto para violino BWV 1041 de Bach e a Serenatas para cordas em mi maior de Dvorák.
 
Com cerca de 20 integrantes, a Camerata Fukuda é uma orquestra de cordas que nasceu em 1987 sob a orientação do professor Yoshitame Fukuda, criador de um método de ensino de violino difundido por todo o Brasil. Considerada pela imprensa e crítica especializada como uma das mais importantes orquestras de câmara do Brasil, a Camerata foi reconhecida com o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) de “Melhor Conjunto Nacional do Ano”, em 1991.
 
Regente associado da Osesp (2012-16), Celso Antunes nasceu em São Paulo em 1959 e foi regente titular da Nova Orquestra de Câmara da Renânia, em Colônia, do conjunto belga de música contemporânea Champ d’Action, diretor artístico e regente titular do National Chamber Choir, da Irlanda, regente titular do Coro da Rádio da Holanda e é professor de regência coral da prestigiosa Haute École de Musique de Genebra desde 2008. Ele trabalha regularmente com alguns dos principais coros da Europa, entre os quais o SWR Stuttgart Vocal Ensemble, o BBC Singers, em Londres e o Vlaamse Radio Koor, em Bruxelas.
 
[Veja detalhes no Roteiro Musical]