Canadense Angela Hewitt toca “Variações Goldberg” na Sala São Paulo

por Redação CONCERTO 05/08/2011

Além de se apresentar com a Osesp e o maestro Hannu Lintu, a pianista canadense Angela Hewitt, considerada uma das principais intérpretes de Bach na atualidade, apresenta no domingo, dia 7 de agosto, as Variações Goldberg, BMW 988, de Johann Sebastian Bach, obra que a pianista registrou em CD pelo selo Hyperion.

 

Originalmente compostas para órgão e cravo, as Variações Goldberg foram escritas por Bach por volta de 1741 para o Conde Hermann Karl von Keyserling; e interpretadas pelo jovem cravista Johann Gottlieb Goldberg, a quem a obra foi dedicada.

Artista do Ano pela revista Gramophone em 2006, a pianista Angela Hewitt começou a estudar piano aos três anos de idade. Aos nove, realizou seu primeiro recital, no Conservatório Real de Música de Toronto, onde estudaria mais tarde. Recebeu prêmios nos concursos Bach de Leipzig e Dino Ciani, de Milão. Em 1978, venceu o importante concurso Gian Battista Viotti, na Itália. Hewitt apresenta-se regularmente em teatros como o Carnegie Hall, o Concertgebouw de Amsterdã e o Royal Festival Hall. Seu repertório abrange desde Rameau, Couperin e Bach até obras de Shostakovich e Messiaen. Entre as suas premiadas gravações, destaca-se a integral da obra para teclado solo de Bach.

[Veja detalhes no Roteiro Musical]