Capella Bydgostiensis em tour pelo Brasil

por Redação CONCERTO 20/07/2011

Sob a regência do maestro brasileiro naturalizado polonês José Maria Florêncio (também diretor artístico da Ópera Báltica de Gdansk), a Orquestra Capella Bydgostiensis, considerada uma das principais orquestras de câmara da Polônia, faz nova turnê no Brasil neste mês de julho, em cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro.

 

A primeira apresentação acontece em 20 de julho, na cidade de Itapetininga. No dia 22, será a vez de São Bernardo do Campo. O Festival Internacional de Música Erudita de Piracicaba recebe o grupo polonês no dia 23. Eles passam por Guarulhos no dia 27 e, em seguida, São José dos Campos, 28. A última apresentação do mês acontece no Festival de Inverno de Vinhedo, 31. Já no Rio de Janeiro, o primeiro concerto vai ser no Teatro Municipal da cidade, em 24 de julho. No dia 25, os músicos sobem as longas escadarias da comunidade do Cantagalo – Pavão e Pavãozinho para uma apresentação para os jovens estudantes de música da ONG Solar Meninos de Luz.

A Capella Bydgostiensis tem se apresentado nas mais importantes salas de toda Europa, como Palácio Real de Varsóvia e Filharmonia Narodowa (Varsóvia-Polônia), Conservatório P. Czajkowskiego (Moscou-Rússia) e Schauspielhaus (Berlin-Alemanha). Já executou obras sob o comando de famosos maestros, dentre eles Stanislaw Galonski, Karol Teutsch e Daniel Stabrawa e possui inúmeras gravações para selos da Polônia, Holanda, Espanha e para programas de rádios e televisões europeias.