Cia. Bachiana Brasileira apresenta “Missa em si menor” de Bach

por Redação CONCERTO 12/05/2011

A Cia. Bachiana Brasileira, conjunto idealizado e dirigido pelo maestro Ricardo Rocha, apresenta nos dias 12 (Teatro Municipal de Niterói) e 15 (Igreja da Candelária), uma das obras mais importantes de Johann Sebastian Bach: a Missa em si menor. Terminada em 1749, um ano antes de sua morte, esta monumental obra é uma espécie de testamento musical. O próprio Bach, já trêmulo e com a cegueira em desenvolvimento, escreveu que esta missa “é o meu credo como cristão e músico numa só declaração.” A Missa em si menor foi uma das raras obras que Bach compôs sem qualquer evidência de encomenda.

 

Esta montagem preserva e desenvolve a sonoridade que marca e personaliza artisticamente a Cia. Bachiana, segundo o grupo. Entre as características estão o som flautado nas vozes e instrumentos, o “messa di voce” ou “barriga barroca” nas notas longas, os crescendi e decrescendi nos respectivos desenhos ascendentes e descendentes das linhas melódicas, e outros princípios capazes de reconstruir o pathos do barroco germânico.

A apresentação conta com as participações solistas das sopranos Marianna Lima, Michele Menezes e Michele Ramos, da contralto Carolina Faria, do tenor Geilson Santos e do baixo Marcelo Coutinho.

[Veja detalhes no Roteiro Musical]