Com Antonio Meneses como solista, Filarmônica de Minas Gerais faz primeira turnê internacional

por Redação CONCERTO 26/10/2012

O histórico Teatro Colón, em Buenos Aires, é o primeiro palco fora do país a receber a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, que se impõe como uma das principais do Brasil. Entre os dias 26 e 31 de outubro, o conjunto mineiro, conduzido por seu maestro titular, Fabio Mechetti, realiza sua inédita turnê internacional, atravessando as fronteiras do Sul do país e se apresentando na Argentina e no Uruguai com um dos grandes músicos brasileiros em atividade, o violoncelista Antonio Meneses – que recentemente excursionou pela Europa com a Osesp, revezando-se com Nelson Freire.

 

O repertório das apresentações mineiras, aliás, é bem parecido do da orquestra paulista: a Sinfonia nº 4 de Tchaikovsky e o Concerto para violoncelo de Dvorák com Meneses ao violoncelo. A Filarmônica abre as apresentações com a Protofonia de Carlos Gomes.

Depois de dois concertos no Colón, nos dias 26 e 27, a orquestra cruza o rio da Prata e toca no Teatro Sólis, de Montevidéu, no dia 28. No dia 30, a orquestra volta à Argentina, apresentando-se no Teatro del Libertador, da cidade de Córdoba. Encerrando a turnê, a filarmônica toca no Teatro Astengo, de Rosário.