Com curadoria do compositor Marcílio Onofre, Virtuosi Século XXI chega à sua 3ª edição no Recife

por Redação CONCERTO 21/10/2014

Entre os dias 24 e 27 de outubro, acontece no Recife a terceira edição do Virtuosi Século XXI. Com direção artística de Rafael Garcia, o festival faz parte da “franquia” Virtuosi, que promove eventos clássicos variados durante o ano, com grande atuação na capital pernambucana. Focado na produção musical contemporânea, especialmente a nacional, o Virtuosi Século XXI conta neste ano com coordenadoria de Ana Lúcia Altino e curadoria do compositor paraibano Marcílio Onofre e tem sua programação divida em três frentes: masterclasses, encontros entre compositores e público e uma série de concertos.

 

Todos os recitais acontecem no Teatro Eva Herz: o primeiro, no dia 24, conta com o Duo Hoitenfa & Kerikmäe e com a flaustista norte-americana Camila Hoitenga e o pianista estoniano Taavi Karikmäe.

No dia seguinte, às 17h, se apresenta o Grupo Camará, conjunto de música de câmara da Universidade Federal da Paraíba; e, mais tarde, às 19h30, é a vez da pocket-ópera Solo, que traz a soprano Gabriela Geluda ao vivo com projeções de obras de Jocy de Oliveira ao fundo.

No dia 26, encerrando a série de concertos, é a vez do Penderecki String Quartet. Formado pelo canadense Jeremy Bell (violino), pelas norte-americanas Katie Schlaikjer (violoncelo) e Christina Vlajk (viola) e pelo polonês Jerzy Kaplanek (violino), o elogiado quarteto tem passagens por importantes salas de concerto, como o Weill Recital Hall, no Carnegie Hall, de Nova York, e o Concertgebouw, de Amsterdã.

Já no núcleo de palestras são quatro dias de programação, do 24 ao 27, no Instituto JCPM, no Shopping Riomar, com presença das compositoras Marisa Resende (homenageada da atual edição do festival), Chaya Czernowin (Estados Unidos/Israel) e Jocy de Oliveira (que faz o lançamento de seu livro Diálogo com cartas, no dia 24, no Eva Herz), entre outros. Para participar das masterclasses, os interessados devem se inscrever no site virtuosi.com.br.

[Veja mais no Roteiro Musical]

Clássicos Editorial Ltda. © 2014 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página.