Com Zubin Mehta, Filarmônica de Berlim homenageia Claudio Abbado [Assista ao vivo pelo Digital Concert Hall]

por Redação CONCERTO 23/01/2014

No dia 25 de janeiro, às 17h (horário de Brasília), a Filarmônica de Berlim relembra seu antigo regente titular, Claudio Abbado – que morreu no dia 20 de janeiro –, em concerto que tem transmissão ao vivo pelo Digital Concert Hall (DCH). Quem rege orquestra é Zubin Mehta, um dos principais maestros da atualidade e amigo de Abbado por mais de 50 anos – ambos foram alunos do brasileiro Eleazar de Carvalho no curso de verão da Sinfônica de Boston, em Tanglewood.

 

A homenagem se dá logo no início do programa, com o famoso Adagietto da Quinta de Mahler. Completam o repertório as Seis peças para orquestra de Webern, Vida de heroi, de Strauss, e o Concerto nº 5 de Beethoven, que tem solos do pianista austríaco Rudolf Buchbinder.

Sucedendo o lendário Herbert von Karajan, Claudio Abbado (1933-2014) foi regente titular da Filarmônica de Berlim entre 1989 e 2002 – o DCH disponibilizou gratuitamente em seu site diversos concertos de Abbado à frente da orquestra; leia mais aqui. Ele morreu em Bolonha, na Itália, aos 80 anos, e deixou como legado uma das maiores carreiras da música clássica mundial. Dirigiu alguns dos principais corpos artísticos do mundo, como a Sinfônica de Londres, a Ópera Estatal de Viena e o La Scala, de Milão. Confira aqui o obituário de Claudio Abbado.

Criado em 2008, o Digital Concert Hall completa em 2014 seu quinto ano de atividade, disponibilizando para seus assinantes alguns dos principais concertos da Filarmônica de Berlim na Sala Philharmonie. Acessando o DCH pelo site da Revista CONCERTO, você ganha 10% de desconto nos ingressos (clique aqui para saber mais).

Clássicos Editorial Ltda. © 2014 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página.