Concerto no Teatro São Pedro comemora os 80 anos do pianista Gilberto Tinetti

por Redação CONCERTO 22/05/2012

Nesta quarta-feira, dia 23 de maio, às 20h30, o pianista Gilberto Tinetti será homenageado por seus 80 anos de vida em um concerto no Teatro São Pedro, em São Paulo, em uma apresentação que marca também a estreia do novo diretor artístico do teatro e da orquestra, o maestro Julio Medaglia, colega de décadas de Tinetti na Rádio Cultura Fm de São Paulo.

 

Dono de um das mais brilhantes e respeitadas biografias da música clássica brasileira, Tinetti é reconhecido e celebrado pela atuação como concertista, camerista e recitalista; como professor de uma geração de pianistas brasileiros e também como difusor da música para piano com seu programa “Pianíssimo”, há 25 anos no ar na Rádio Cultura FM de São Paulo.

Tinetti nasceu em São Paulo em 6 de abril de 1932 e foi aluno da célebre Magdalena Tagliaferro em Paris e frequentou os cursos de interpretação de Alfred Cortot. Após vencer o Concurso da Academia Internacional de Verão do Mozarteum de Salzburgo, Áustria, em 1959, alçou carreira internacional e realizou a primeira audição em Paris do Concerto nº 4 para piano e orquestra de Villa-Lobos.

No repertorio do concerto desta quarta-feira, estão a Abertura-Fantasia Romeu e Julieta de Tchaikovsky, a Sinfonia nº 40 de Mozart e o Concerto para piano e orquestra nº 5 "Imperador" de Beethoven.

[Leia matéria sobre os 80 anos de Gilberto Tinetti]