Concurso BNDES de piano faz concerto de abertura

por Redação CONCERTO 22/11/2012

O 3º Concurso Internacional BNDES de Piano, que tem direção artística da pianista Lilian Barretto, realiza no próximo domingo no Rio de Janeiro o concerto de abertura, no Teatro Municipal, com a participação da Orquestra Sinfônica Brasileira sob o comando de Roberto Tibiriçá. Eles têm como convidado o pianista venezuelano Sergio Tiempo, que recentemente se apresentou com a Osesp.

 

Criança prodígio, Tiempo teve seu talento reconhecido ainda muito jovem, com 4 anos, ao se apresentar num programa de TV argentino. A partir daí teve uma escalada rápida, realizando concertos em Paris e Londres aos 7 e se apresentando pela primeira vez no Concertgebouw de Amsterdã com 14 anos. Durante sua formação, teve orientação de pianistas como Martha Argerich e Nelson Freire. Já com a carreira estabelecida, apresenta-se com frequência ao lado de seu amigo e compatriota Gustavo Dudamel, bem como acompanhado pela Orquestra Simón Bolívar.

O repertório da apresentação carioca conta com os concertos de Ravel e Tchaikovsky e com os Arcos sonoros da catedral Anton Bruckner, de Almeida Prado – o compositor santista, morto em 2010, é o homenageado da presente edição do concurso.

Nos dias 26, 27 e 30 de novembro e 1º, 3 e 4 de dezembro, o concurso movimenta o auditório do BNDES com provas eliminatórias. Entre os 20 candidatos pré-selecionados para participar do concurso, destaca-se o brasileiro Ronaldo Rolim, único representante do país.

O concurso termina no dia 8 de dezembro, novamente no Teatro Municipal, quando acontecem as premiações e o concerto de encerramento com a maestrina Lígia Amadio regendo a Sinfônica Brasileira.

[Veja detalhes no Roteiro Musucal]