Coral Oratorio Society of New York se apresenta em São Paulo

por Redação CONCERTO 17/08/2012

Nos dias 17 e 18 de agosto, sexta e sábado, o grupo vocal norte-americana Coral Oratorio Society of New York faz duas apresentações no Auditório Ibirapuera, em São Paulo. Considerado um dos mais tradicionais do mundo, o grupo, que se apresenta pela primeira vez no Brasil, interpreta peças de Mozart, Aaron Copland e duas composições inéditas: Um Cais para o Caos e Chameleon, ambas do brasileiro Ricardo Calderoni.

 

Fundado em 1873, o Coral Oratorio Society of New York é a segunda instituição cultural mais antiga de Nova York. Tem como sede permanente o Carnegie Hall e estreou sob a regência de Tchaikovsky, que o regeu durante o festival de inauguração da casa. Além disso, já apresentou premières de compositores como Liszt, Brahms, Berlioz, entre outros grandes nomes, e venceu um Grammy. Pelo seu 125º aniversário, o Prefeito Rudolph Giuliani declarou o dia 7 de Maio de 1988 como sendo o Dia do Oratorio Society of New York, afirmando ser “uma das instituições mais queridas na vida musical da nossa cidade”.

Com regência dos maestros Kent Tritle e David Rosenmeyer, o coro se apresenta ao lado da Orquestra Filarmônica de São Carlos, acompanhados pelo violonista Fabio Zanon, pelo clarinetista Luis Afonso Montanha e pelos cantores Jamet Pittman, Malena Dayen, John Tiranno e Joshua South.

[Veja detalhes no Roteiro Musical]