Coro da Osesp abre celebrações de seus 20 anos com estreia de encomenda

por Redação CONCERTO 21/03/2014

O Coro da Osesp – que comemora em 2014 seus 20 anos de fundação – faz no domingo, dia 23 de março, uma apresentação especial sob regência de Celso Antunes, maestro associado da Osesp. Especialista em música coral, Antunes comanda um repertório que celebra o aniversário do grupo, que inclui a estreia de Tenerife, de Alexandre Lunsqui.

Natural da cidade de São Paulo, Lunsqui foi aluno de compositores como Tristan Murail, José Augusto Mannis e Fred Lerdahl, além de ter participado de festivais como o de Darmstad e o Musica Nova. A encomenda comissionada pela Fundação Osesp é baseada no poema A poesia explicada em Tenerife, de Haroldo de Campos, e foi escrita para coro e ensemble de oito instrumentistas.

O programa ainda conta com o Quatuor e o noneto Impressão rápida de todo o Brasil, de Villa-Lobos, o Salmo 100, de Charles Ives, e Mad regales, de Elliott Carter.

Além do coro e dos instrumentistas que tocam em Tenerife, a apresentação tem como solistas vocais Regiane Martinez (soprano), Clarissa Cabral (mezzo), Patrícia Nacle (contralto), Márcio Soares Bassous (tenor), Sabah Teixeira (baixo) e Francisco Meira (baixo-barítono).

Antes da apresentação, às 15h, o compositor Alexandre Lunsqui participa de um encontro com o público, em que comenta a obra encomendada.

[Confira aqui a interpretação do Coro da Osesp do moteto Beba Coca-Cola, de Gilberto Mendes, com regência de Naomi Munakata, maestrina titular do grupo]

[Veja mais no Roteiro Musical]

[Nota atualizada às 17h do dia 21/3/2014]

Clássicos Editorial Ltda. © 2014 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página.