Coro da Rádio de Berlim canta Mozart, Brahms e Mahler na Sala São Paulo

por Redação CONCERTO 24/10/2016

Ao longo de seus 90 anos de história, o Coro da Rádio de Berlim construiu uma trajetória sólida. O grupo atua frequentemente ao lado de orquestras como as filarmônicas de Berlim e Viena, sendo comandado por Sir Simon Rattle ou Daniel Barenboim. Mas seu trabalho vai além das parcerias com outros grandes conjuntos: o repertório diversificado e a sonoridade flexível se revelam também em temporadas próprias e em turnês internacionais.

 

Prova disso são os concertos que o coro realiza este mês na Sala São Paulo, pela temporada do Mozarteum Brasileiro, acompanhado pela orquestra Arte del Mondo. No dia 24, o programa tem uma das mais importantes obras corais do repertório: o Réquiem alemão, de Brahms. Já no dia 25, uma combinação interessante: além de outro pilar do repertório, o Réquiem de Mozart, é interpretada uma versão para coro a cappella do Adagietto da Sinfonia nº 5, de Mahler, além de uma peça de Strauss, Der Abend, também para coro sem acompanhamento.

A regência será de Gijs Leenaars, jovem regente holandês especializado em música coral, que assumiu o Coro da Rádio de Berlim no final de 2015, substituindo Simon Halsey.

[Veja mais no Roteiro Musical]