Cristian Budu vence o Concurso Internacional de Piano Clara Haskil

por Redação CONCERTO 13/09/2013

O jovem pianista brasileiro Cristian Budu foi o vencedor do 25º Concurso Internacional de Piano Clara Haskil – bienal, a competição é uma das mais importantes do mundo, e em 2013 completou 50 anos. Na final, Budu interpretou o Concerto em lá menor de Schumann, e recebeu, além do primeiro lugar no concurso, o prêmio do público.

 

Em seu canal oficial no YouTube, o concurso disponibilizou alguns vídeos da competição. Para assistir à prova de Budu nas quartas-de-final – uma apresentação de 50 minutos com composições de Chopin, Mantovani, Scarlatti e Schumann – clique aqui. Já para ver a semifinal, em que Budu toca o Quarteto nº 3 de Brahms acompanhado pelo Quarteto Hugo Wolf, clique aqui.

Criado em 1963, o prêmio homenageia a memória da pianista romena Clara Haskil, que foi uma renomada intérprete do repertório clássico e romântico. A competição acontece na Suíça, em Vevey, cidade em que Haskil residiu de 1942 até sua morte, em 1960.

Budu foi aluno de Eduardo Monteiro na USP, e recentemente realizou um mestrado em performance pianística no Conservatório de Música da Nova Inglaterra, em Boston, sob a tutela da coreana Wha Kyung Byun. Em seu currículo, o pianista tem também os prêmios do Concurso Prelúdio, da TV Cultura, de 2007, e do Concurso Nelson Freire de 2010.

Em setembro, Cristian Budu se apresenta no dia 21, na Sociedade Brasileira de Eubiose, em São Paulo, num recital de piano a quatro mãos com o francês Yannick Rafalimanana.

[Veja mais no Roteiro Musical]

Clássicos Editorial Ltda. © 2013 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página.