Cristina Ortiz em recital na TV Cultura e em concerto com a Sinfônica Municipal

por Redação CONCERTO 27/07/2010

O recital da pianista baiana Cristina Ortiz, gravado pela TV Cultura no Auditório Claudio Santoro durante a 41ª edição do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão será transmitido nesta terça, 27 de julho, às 23h00.

 

A apresentação celebra os 200 anos de nascimento de Chopin, como parte das comemorações do Ano Chopin, dedicado ao compositor polonês. No repertório, o Scherzo nº 1 op. 20; Ballade nº 2 op. 38; Scherzo nº 3 op. 39; Ballade nº 4 op. 52; Ballade nº 1 op. 23; Scherzo nº 2 op. 31; Ballade nº 3 op. 47 e o Scherzo nº 4 op. 54.

A pianista  volta a se apresentar em Campos do Jordão na quarta-feira, dia 28, com a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo sob regência de Rodrigo de Carvalho. Cristina Ortiz será a solista no Concerto para piano nº 2 op. 21, de Chopin.

Solista com orquestras como as de Berlim, de Chicago, Cleveland, Nova York, Praga, Viena e Londres, Cristina Ortiz já trabalhou sob regência de Ashkenazy, Chailly, Foster, Jansons, Järvi, Kondrashin, Leinsdorf, Masur, Mehta, Previn e Zinman. Como camerista apresenta-se ao lado de artistas como Antonio Meneses, Uto Ughi, Emanuel Pahud, Lynn Harrell e o Quinteto de Sopro de Praga.

Dona de vasto e eclético repertório, ela assume compromisso com a música brasileira, como na aclamada prémière do Choro de Guarnieri, no Carnegie Hall, em Nova York, ou nos cinco concertos de Villa-Lobos, gravados para a Decca. Realiza workshops e master classes nos quais apresenta sua experiência musical a jovens pianistas. Nos últimos anos atuou como solista/regente em Mendelssohn, com a Orquestra de Câmara de Praga, e Mozart, com o Consort of London, em gravação para Collins Classics.