Crítico Luiz Paulo Horta morre aos 69 anos

por Redação CONCERTO 04/08/2013

Faleceu no Rio de Janeiro, em decorrência de problemas cardíacos, o jornalista e escritor Luiz Paulo Horta. Atuante e destacado crítico de música clássica, Horta escrevia no jornal “O Globo”, veículo do qual também era editorialista. Autor de diversos livros, Horta era membro da Academia Brasileira de Letras (ABL) e da Academia Brasileira de Música (ABM).

“Encontrei-o apenas poucas vezes, era uma pessoa simpática e gentil”, comentou Nelson Rubens Kunze, editor da Revista CONCERTO. E lembra: “Durante muitos anos, Luiz Paulo brincava comigo, por insistirmos em manter o subtítulo ‘guia de música erudita’ na Revista CONCERTO. Ele defendia a expressão ‘música clássica’, por ser menos pedante e mais direta. Até que, em 2009, quando pedi uma colaboração a ele, ele disse: ‘só se for no guia de música clássica’. Topei. Ele escreveu um texto sobre a então Cidade da Música e desde então está escrito lá: CONCERTO, guia mensal de música clássica”.

Além da música, Luiz Paulo Horta cultivava a religião e preparava um livro sobre a igreja e as transformações iniciadas pelo papa Francisco.

Clique aqui para ler a notícia do jornal “O Globo”.