Cultura FM de São Paulo divulga mudanças na programação

por Redação CONCERTO 27/04/2011

A Rádio Cultura FM, emissora de música clássica da Fundação Padre Anchieta, divulgou mudanças na grade de programação e comentou a saída do maestro Júlio Medaglia, que há 24 anos integrava a equipe da Rádio e TV Cultura.

 

Após as demissões de outros funcionários da Rádio, como o pesquisador e apresentador Maurício Monteiro e a jornalista Marilu Cabañas, ocorridas no início do processo de reestruturação da emissora, foi noticiado ontem que o maestro Julio Medaglia já não mais integra o quadro de funcionários. Segundo a Rádio Cultura, não houve acordo para a renovação do contrato, o que acarretou a saída de Medaglia.

Além das mudanças no quadro de funcionários, a Fundação Padre Anchieta também promove alterações na programação. Na rádio Cultura, programas como Começando o Dia, com Alexandre Machado; Interlúdio - Encontros e passagens musicais, com Cynthia Gusmão; Música Barroca, com produção de Ralf Schwartz; e Claritas: O Universo da Música Antiga, com produção de Cynhtia Gusmão, são algumas das novidades.

A grade terá ainda uma mudança importante a partir de 23 de maio, quando entra no ar o programa Ideias Musicais, de 2ª a 6ª das 11h ao meio-dia, substituindo o programa Tema e Variações, apresentado pelo maestro Julio Medaglia. No novo programa, cinco profissionais ocuparão o horário, cada um em um dia da semana, para desenvolver reflexões sobre uma faceta da música clássica. Esses profissionais serão compositores, musicólogos, intérpretes, críticos e especialistas; e a cada seis meses serão trocados por outros cinco apresentadores.