Dell’Arte promove temporada com Joyce DiDonato, Leif Ove Andsnes e Nelson Freire

por Redação CONCERTO 29/12/2015

Oito atrações integram a temporada 2016 da Série O Globo/Dell’Arte de concertos internacionais, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A abertura do ano será no dia 28 de abril, com um recital da mezzo soprano Joyce DiDonato, uma das principais artistas da nova geração do canto lírico internacional, que será acompanhada pelo pianista Craig Terry.

 

A temporada continua com mais música de câmara, desta vez pelo celebrado Quarteto Ébène, que, no dia 6 de maio, toca o Quarteto op. 20 nº 2 de Haydn; o Quarteto em sol menor de Debussy; e o Quarteto nº 12 de Beethoven. O compositor alemão também marca presença no concerto seguinte da temporada, no dia 13 de junho, quando a Orquestra Filarmônica Jovem de Boston interpreta sua Sinfonia nº 3, sob regência de Benjamin Zander. Três dias depois, o Rio de Janeiro recebe outro conjunto: o Jerusalem Festival Chamber Ensemble, acompanhado pela pianista Elena Bashkirova. No programa, o Quarteto para clarinete, violoncelo e violino de Hindemith; Contrastes para clarinete, violino e piano, de Bartók; e o Trio em si bemol, op. 99 de Schubert.

O segundo semestre começa, no dia 22 de agosto, com um recital de um dos principais pianistas da atualidade, o norueguês Leif Ove Andsnes. Ele vai associar a música de Beethoven à de outros compositores: após interpretar a Sonata nº 18, vai oferecer ao público uma seleção de peças de Sibelius, Debussy e Chopin. No dia 12 de setembro, a atração é o conjunto Trondheim Soloists, acompanhado pela trompetista Tine Thing Helseth, em peças de Webern, Bach, Albinoni e Tchaikovsky.

Duas orquestras europeias – com solistas brasileiros – encerram o ano. No dia 15 de outubro, apresenta-se a Orquestra da Tonhalle de Zurique, sob regência do maestro Lionel Bringuier e com solos do pianista Nelson Freire (obras de Chopin e Mahler). No dia 9 de novembro, a Orquestra Gulbenkian desembarca no país comandada pelo maestro Lawrence Foster e com o violoncelista Antonio Meneses como solista. O programa ainda não foi anunciado.

Assinaturas
As assinaturas para a temporada completa estarão à venda a partir de janeiro e custarão entre R$ 50 e R$ 420. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.dellarte.com.br ou pelo telefone (21) 4002-0019.

Clássicos Editorial Ltda. © 2015 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página.