DIÁRIO DE VIAGEM Turnê Europa da Osesp - "Concerto dedicado a Almeida Prado, na Alemanha"

por Redação CONCERTO 22/11/2010

22 de novembro

O diretor artístico da Osesp, Arthur Nestrovski, subiu ao palco do Alte Oper, segundos antes do início do espetáculo neste domingo, dia 21, e pediu permissão ao público de Frankfurt para dedicar o concerto daquela tarde ao compositor brasileiro Almeida Prado, falecido neste domingo, no Brasil.

Mais uma vez nesta turnê, o maestro Yan Pascal Tortelier foi convencido pelo público a apresentar um segundo Bis. Além da obra de Edu Lobo, Pé de Vento, composta especialmente para essa finalidade, o maestro decidiu repetir um movimento do Choros nº6, de Villa-Lobos, para a entusiasmada e calorosa plateia de Frankfurt.

Por onde quer que passe, a Osesp e seus músicos sempre recebem a visita de amigos e personagens ilustres.
Em Frankfurt não foi diferente:
1 - A oboísta Clarissa Oropallo, ex-aluna da Academia da Osesp,;
2 - Uma das mais promissoras revelações da música brasileira, o jovem pianista Fábio Martino, foi à Frankfurt para assistir ao concerto da Osesp. Fábio estuda na Alemanha e, recentemente, foi premiado em um concurso de piano no Rio de Janeiro;
3 - A pianista Susana Alves, irmã da flautista da Osesp, Fabíola Alves, veio de Paris, onde mora, para o concerto;
4 - A violoncelista coreana Jin Joo Doh também recebeu a visita de parentes.
5 - A irmã da violoncelista Regina Vasconcellos - Raquel Vasconcellos Pinto - e alguns parentes e amigos do violinista romeno Florian Cristea também estiveram presentes ao concerto no Alte Oper, em Frankfurt.

Fonte: Alexandre Félix / Osesp

[Veja também o roteiro e repertórios da Turnê Europa 2010 da Osesp]