Digital Concert Hall apresenta concerto em comemoração aos 300 anos do rei Frederico II, o Grande

por Redação CONCERTO 23/01/2012

Nesta terça-feira, dia 24 de janeiro, o Digital Concert Hall transmite ao vivo o concerto em comemoração aos 300 anos de nascimento de Frederico o Grande, rei da Prússia (Berlim, 24 de janeiro de 1712 – Potsdam, 17 de agosto de 1786). Apresentam-se dois extraordinários conjuntos dedicados à música antiga, o Berliner Barock Solisten (formado por membros da Filarmônica de Berlim) e o Akademie für Alte Musik Berlin. Acessando o DCH pelo Site CONCERTO você ganha 10% de desconto nos ingressos (clique aqui para saber mais). [Com a edição de dezembro, assinantes da Revista CONCERTO ganharam um voucher para acesso de 48 horas gratuitas no Digital Concert Hall. Se você é assinante e ainda não utilizou o seu voucher, clique aqui para entrar no DCH e validar o seu. Se você não é assinante e quer assinar para ganhar 48 horas de acesso gratuito no DCH, clique aqui.]

 

O concerto apresentará obras da corte do monarca, que era um grande amante da música e flautista amador. Dois atores alemães, Burghart Klaußner e Armin Mueller-Stahl, farão a narração de trechos da correspondência que Frederico o Grande manteve durante mais de quatro décadas com o escritor e filósofo iluminista francês Voltaire – um rico registro da época, repleto de fina ironia, anedotas e filosofia.

As obras para orquestra que serão interpretadas demonstram que o rei era também excelente músico. Nos famosos concertos da corte realizados no Castelo Sanssouci (na cidade de Potsdam, próximo a Berlim), os solos de flauta eram normalmente tocados pelo próprio Frederico. O escritor de música inglês Charles Burney, que na época presenciou uma dessas apresentações, anotou surpreso: “A sua maneira de tocar supera em alguns pontos tudo o que eu até então ouvi de amadores, e até de flautistas que atuam como profissionais”.

Nos concertos do Digital Concert Hall a parte do rei será realizada pelo flautista holandês Jacques Zoon. O repertório contempla música de, entre outros, Ludwig Quantz – compositor predileto e professor de flauta de Frederico –, de seu cravista de câmara Carl Philipp Emanuel Bach e obras de sua própria autoria. Um concerto repleto de atmosfera, espírito e graça.

Serviço:
Terça-feira, 24 de janeiro, 17h (horário de Brasília)
Digital Concert Hall
Berliner Barock Solisten
Gottfried von der Goltz – violino e direção
Jacques Zoon – flauta
Akademie für Alte Musik Berlin
Midori Seiler violino e direção
Burghart Klaußner – narrador
Armin Mueller-Stahl – narrador
Trechos da correspondência entre Frederico II, o Grande, e Voltaire
Obras de Carl Philipp Emanuel Bach, Johann Joachim Quantz, Friedrich II. von Preußen, Johann Gottlieb Graun e outros.

Clique aqui para entrar na página do Digital Concert Hall do Site CONCERTO.