Dimos Goudaroulis toca suítes para cello de Bach nos Encontros Clássicos

por Redação CONCERTO 05/08/2011

Neste sábado, dia 6 de agosto, às 11 da manhã o violoncelista Dimos Goudaroulis lança na Sala Carlos Gomes, na Sala São Paulo, seu CD com as seis Suítes para violoncelo solo de Johann Sebastian Bach. Na ocasião, Dimos toca as Suítes 1, 3 e 5, sendo que nas gravações e também na apresentação o músico utiliza um violoncelo barroco construído na França no final do século XVIII e ainda, exclusivamente na Suíte nº 6, como expresso na partitura, um violoncelo piccolo de cinco cordas.

 

O violoncelista e pesquisador Dimos Goudaroulis recebeu em 2003 o Prêmio Carlos Gomes de melhor solista, por seu trabalho brilhante na interpretação historicamente orientada da música antiga e na pesquisa que realiza deste repertório. Também recebeu o Prêmio Bravo-Prime de Cultura, como melhor CD de música erudita do ano de 2008, justamente pela gravação das três primeiras Suítes para violoncelo solo de Johann Sebastian Bach.

As célebres peças, escritas entre os anos 1717 e 1723, quando Bach era diretor musical da corte de Köthen, são até hoje o ponto mais alto da literatura para violoncelo solo.O principal diferencial das suítes, na leitura de Dimos Goudaroulis, é que ele segue à risca o manuscrito da Anna Magdalena Bach. “As arcadas, ou articulações, no manuscrito da Anna Magdalena são no mínimo excepcionais e surpreendentes e requerem uma técnica de arco muito avançada”, diz ele. “As arcadas no manuscrito da Anna Magdalena não só não estão lá por acaso, mas, pelo contrário, são extremamente bem pensadas e construídas e fazem parte integral da composição e do discurso! Elas são de uma variedade e riqueza surpreendentes, propondo e definindo soluções musicais na interpretação do texto e construindo um discurso musical muito eloqüente; ainda mais, se forem tocadas sempre “como vem” mesmo, sem nunca corrigir o arco, elas funcionam perfeitamente!”

Na apresentação do dia 6 de agosto a entrada é franca e após o concerto haverá sessão de autógrafos com o músico na Loja CLÁSSICOS.

[Veja detalhes no Roteiro Musical]