Divulgados os finalistas do Prêmio CONCERTO – Destaques do Ano

por Redação CONCERTO 19/12/2013

A Revista CONCERTO divulgou os finalistas do Prêmio CONCERTO 2013 – Destaques do Ano. Em sua segunda edição, o prêmio contempla cinco categorias e um Grande Prêmio, e foi conferido por um júri formado por especialistas: Camila Frésca, Irineu Franco Perpetuo, João Luiz Sampaio, Leonardo Martinelli e Nelson Rubens Kunze. Os vencedores serão conhecidos na edição de janeiro e fevereiro de 2014 da Revista CONCERTO, que traz também uma retrospectiva completa sobre o ano de 2013, com depoimentos de personalidades do mundo da música clássica nacional.

 

Conheça abaixo os grandes finalistas:

Grande Prêmio
O Grande Prêmio CONCERTO teve três finalistas bastante distintos entre si: o compositor Aylton Escobar, que fez 70 anos e teve diversas homenagens pelo país; a Bienal de Música Brasileira Contemporânea da Funarte, que chegou à sua 20ª edição (são 40 anos de evento), no Rio de Janeiro; e o ciclo Beethoven promovido pelo Mozarteum Brasileiro, em que a Filarmônica de Câmara Alemã de Bremen, sob regência de Paavo Järvi, tocou, em quatro noites seguidas, todas as sinfonias do mestre alemão.

Ópera
Os finalistas do prêmio de melhor ópera foram O navio fantasma, de Richard Wagner, montado pelo Theatro da Paz, de Belém; a produção do Theatro São Pedro de São Paulo para The Turn of the Screw, de Benjamin Britten; e La bohème, de Giacomo Puccini, realizada pelo Theatro Municipal de São Paulo.

Música orquestral
Duas das maiores orquestras do mundo e o principal grupo brasileiro foram os finalistas da categoria melhor música orquestral. Concorrem o concerto de encerramento da Osesp, que apresentou Amériques, de Varèse, A sagração da primavera, de Stravinsky (regência de Marin Alsop), e fez a estreia de A lua do meio-dia, de Eduardo Guimarães Álvares (regência de Ricardo Bologna); os concertos da Orquestra Sinfônica Simón Bolívar, com Gustavo Dudamel (promoção da Sociedade de Cultura Artística); e as apresentações da Orquestra Real do Concertgebouw, de Amsterdã, com Mariss Jansons e o pianista russo Denis Matsuev (Dell’Arte e Sociedade de Cultura Artística).

Música de câmara / recital / coral
A categoria foi dominada pela série de música de câmara da Osesp, que emplacou os três finalistas. Foram eles o concerto da contralto Nathalie Stutzmann com a pianista Inger Södergren; o recital de dois pianos realizados por Paulo Álvares e Olga Kopylova (tocando Stravinsky, Debussy e Lutoslawski); e a apresentação solo do jovem pianista russo Daniil Trifonov.

Jovem talento
O prêmio de revelação da música clássica nacional acabou disputada por um festival, uma orquestra e um pianista. Concorrem ao prêmio de Jovem talento a Bienal Música Hoje, de Curitiba, que, organizada pelo ensemble entreCompositores, teve em 2013 sua 2ª edição; a Orquestra Jovem do Estado de São Paulo, que tem direção artística e regência titular de Cláudio Cruz; e o pianista Cristian Budu, que ganhou em setembro o cobiçado Concurso Internacional Clara Haskil, na Suíça.

CD / DVD / Livros
Três CDs chegaram à final do prêmio de melhor CD / DVD / Livros. Foram eles o S’io esca vivo, da pianista Karin Fernandes, que é dedicado a composições de Edson Zampronha; o primeiro lançamento comercial da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, que gravou, sob direção de Fabio Mechetti, a Sinfonia nº 9, A grande, de Schubert; e The Wigmore Hall Recital, do duo formado pelo violoncelista Antonio Meneses e a pianista Maria João Pires. [Todos eles disponíveis na Loja CLÁSSICOS].

Acompanhe o site e a Revista CONCERTO para saber quem venceu em cada categoria. E fique ligado também para o Papo de Música especial do Prêmio CONCERTO, que vai ao ar em janeiro de 2014.

Clássicos Editorial Ltda. © 2013 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página.