Encontros Clássicos lança CD "Franck & Guarnieri" de Elisa Fukuda e Vera Astrachan

por Redação CONCERTO 02/05/2013

Neste sábado, dia 4 de maio, às 11h, acontece na Sala do Coro da Sala São Paulo mais um concerto da série Encontros Clássicos. A pianista Vera Astrachan e a violinista Elisa Fukuda realizam o recital de lançamento do CD "Franck & Guarnieri", com a apresentação da Sonata para violino e piano em lá maior de César Franck, além da Sonata em Sol maior para violino e piano K 301 de Mozart.

 

Peça fundamental do repertório de câmara para violino, a Sonata em lá maior de belga César Franck encerra uma série de desafios técnicos e musicais tanto para a virtuosística parte de violino como para a difícil escrita do piano. É este o desafio que Elisa Fukuda e Vera Astrachan cumprem com louvor nesta excelente gravação. Junto à obra de Franck, as artistas resgatam, em refinada interpretação, obras importantes do catálogo de Camargo Guarnieri: a brilhante Sonatanº 5 e as pequenas peças Canto nº 1, Cantiga de ninar, Cantiga lá de longe e Encantamento.

Nascida em São Paulo, a violinista Elisa Fukuda foi criança-prodígio e logo mudou-se para Europa, onde se formou pelo Conservatório de Genebra e ganhou diversos prêmios. De volta ao Brasil, além de desenvolver brilhante carreira como solista, destacou-se também por um trabalho pedagógico único, formando diversas gerações de instrumentistas. Isso se deve, sobretudo, a seu grande talento e a sua técnica exemplar, sendo este álbum uma ótima oportunidade para conhecer melhor sua música.

A pianista Vera Astrachan também possui uma trajetória notável. Nascida no Rio de Janeiro, foi aluna de Arnaldo Estrella e graduou-se pela UFRJ, onde obteve medalha de ouro. Mais tarde, aperfeiçoou-se com Hans Graf e Bruno Seidlhofer em Viena, Ilona Kabos em Londres e Joaquin Nin-Culmell em Berkeley. É detentora de inúmeros prêmios, entre os quais o Primeiro Prêmio no Concurso Backhaus, dedicado à obra de Beethoven, e o Prêmio Jeunesses Musicales, em Berlim.

A entrada para a apresentação é franca e a distribuição de senhas acontece a partir das 10h30. Após o concerto, haverá sessão de autógrafos na Loja CLÁSSICOS da Sala São Paulo.

[Veja detalhes no Roteiro Musical]