Espetáculo sobre Händel abre temporada do Mozarteum

por Redação CONCERTO 14/04/2009

Com uma interessante atração que une música e teatro, o Mozarteum Brasileiro dá início a sua temporada 2009 de concertos internacionais. Hoje, dia 14, há exatos 250 anos da morte do compositor George Friedrich Händel, acontece o espetáculo dramatúrgico-musical “Händel Gala” na Sala São Paulo. A atração é composta pela Orquestra Elbipolis, de Hamburgo, e pelo Coral da Academia do Festival de Música de Schleswig-Holstein, ambos sob a regência de Rolf Beck. Haverá também intervenção cênica dos atores brasileiros Sérgio Viotti (representando o compositor) e Daniel Warren (representando seu biógrafo, Romain Rolland).

A apresentação será reprisada em São Paulo amanhã, dia 15, e na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro, dia 16. Os conjuntos regidos por Beck se apresentam ainda, gratuitamente e ao ar livre, na parte aberta do Auditório Ibirapuera na manhã do próximo domingo, dia 19, com uma versão musical e mais curta do espetáculo.

O repertório inclui trechos dos principais oratórios escritos pelo compositor alemão radicado na Inglaterra: Israel no Egito, O messias, Judas Maccabeus, Música para os fogos de artifício reais, Salomão e Jephtha.

Ao longo do programa, os atores relembrarão a biografia de Händel ao mesmo tempo em que introduzem os trechos de suas obras executados pelos músicos e cantores. Trajando figurino do século XVIII, o personagem de Sérgio Viotti dialogará com o de Daniel Warren sobre a vida e paradeiro de Händel à época da elaboração das obras executadas pela orquestra e coral. Apontando a importância de cada composição em sua carreira, eles relatam os percalços enfrentados pelo músico ao longo de sua vida na Inglaterra.

Serviço:
Händel Gala
Orquestra Elbipolis e Coral da Academia de Música de Schleswig-Holstein (Alemanha)
Regência: Rolf Beck
Com a participação dos atores Sérgio Viotti e Daneil Warren
Sala São Paulo (São Paulo), dias 14 e 15, 21 horas
Sala Cecília Meireles (Rio de Janeiro), dia 16, 20 horas
Auditório do Ibirapuera – ala externa (São Paulo), dia 19 (domingo), 11 horas (entrada franca)
Confira mais detalhes no Roteiro Musical.