Fabio Martino vence II Concurso Internacional BNDES de Piano

por Redação CONCERTO 01/11/2010

O pianista paulistano Fabio Martino, de 22 anos, venceu o primeiro lugar do II Concurso Internacional BNDES de Piano. O jovem disputou a final com o japonês Kotaro Fukuma e o russo Eugeny Brakhmann, que ficaram respectivamente com os segundo e terceiro prêmios. Martino ainda venceu o prêmio de melhor intérprete de música brasileira. O chinês Wai-Yin Wong venceu o Prêmio Guiomar Novaes.

 

Nascido em São Paulo em 1988, Fabio Martino estudou com Armando Fava Filho na Fundação Magda Tagliaferro e depois na Escola de Comunicações e Artes da USP. Desde 2008 é aluno da Hochschule für Musik de Karlsruhe, na Alemanha. Martino já venceu diversos concursos, entre eles o Primeiro Prêmio do VI Concurso Internacional de Piano de Fundão, Portugal, em 2005. O pianista também já se apresentou como solista da Orquestra Sinfônica de USP, da Sinfônica de Ribeirão Preto e da Osesp.

Com patrocínio exclusivo do BNDES e parceria da Orquestra Sinfônica Brasileira e do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, a edição deste ano do Concurso homenageou a pianista Guiomar Novaes (1894-1979). A coordenação do certame é dos pianistas Lilian Barretto e Luiz Fernando Benedini e o júri internacional foi formado por Leslie Howard (presidente), Agustín Anievas, Andreas Werz, Caio Pagano, Gabriel Kwok, José Feghali, Joseph Giunta, Konstantin Scherbakov e Pierre Reach. Fabio Martino ganhou R$ 80 mil e realizará concertos no Brasil, nos Estados Unidos e na Europa.