Fabio Mechetti é anunciado como novo regente titular da Orquestra Filarmônica da Malásia

por Redação CONCERTO 20/06/2014

O maestro paulistano Fabio Mechetti assume no início de 2015 o posto de regente titular da Orquestra Filarmônica da Malásia. Sediada na capital Kuala Lumpur, a orquestra é o principal grupo do país asiático. No programa da temporada 2014-2015, Mechetti é saudado pelo presidente da orquestra, Abdul Rahim Hj Hashim, que afirma que o regente brasileiro leva ao grupo uma “rica experiência e excelência artística”. Além de Mechetti, a Filarmônica da Malásia terá em sua temporada nomes como Vladimir Ashkenazy, Eiji Oue, Gabriela Montero e Sarah Chang.

 

A estreia de Fabio Mechetti à frente da orquestra acontece nos dias 9 e 10 de janeiro, na arrojada Dewan Filharmonik Petronas – a casa de concertos da orquestra, que leva o nome da companhia de petróleo malaia –, com um repertório intitulado Danças do Ano Novo, que terá peças de Strauss, Weber, Sibelius, Tchaikovsky e Ravel. Ainda em janeiro ele comanda dois programas especiais dedicados aos 140 anos de estreia da ópera Carmen, de Bizet. O maestro volta a Kuala Lumpur em maio, quando rege dois concertos que terão o pianista Arnaldo Cohen como solista.

Um dos principais regentes brasileiros da atualidade, Fabio Mechetti acumulará a nova função com a de diretor artístico e regente titular da Filarmônica de Minas Gerais, cargos que ocupa desde a criação da orquestra, em 2008. Apesar da pouca idade e graças também ao trabalho de Mechetti, a Filarmônica de Minas Gerais é hoje uma das principais orquestras do país. Em 2015, a filarmônica inaugurará em Belo Horizonte sua própria casa de concertos, a Sala Minas Gerais.

Recentemente Fabio Mechetti deixou o cargo de regente titular e diretor artístico da Orquestra Sinfônica de Jacksonville, nos Estados Unidos, onde atuou por 15 anos. Ele passa o bastão para o jovem maestro norte-irlandês Courtey Lewis, mas segue ligado à orquestra como regente emérito.

[Notícia editada às 18h15 de 20/06]

Clássicos Editorial Ltda. © 2014 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página