Festival Amazonas retorna com “Medea” e “Adriana Lecouvreur”

por Redação CONCERTO 02/05/2016

Após uma interrupção no ano passado, o Festival Amazonas de Ópera realiza este mês a sua décima nona edição. O evento, um dos mais importantes da ópera nacional, vai apresentar duas produções operísticas, além de uma série de concertos e recitais.

 

A primeira ópera a subir ao palco, nos dias 4, 6 e 8, é a Medeia, de Cherubini, em sua versão original em francês. A obra, que foi imortalizada na versão em italiano pela soprano Maria Callas nos anos 1950, terá a soprano Isabelle Sabriè no papel-título. A direção cênica é de André Heller-Lopes e a regência, de Marcelo de Jesus, diretor artístico adjunto do festival.

A programação conta, em seguida, nos dias 9 e 13, com dois recitais de canto e piano, que vão homenagear os escritores Miguel de Cervantes e William Shakespeare, e dos quais participam importantes cantores do cenário nacional, como a soprano Daniella Carvalho e a mezzo-soprano Luisa Francesconi. Já no dia 14, o maestro Luiz Fernando Malheiro, diretor artístico do festival e do Theatro São Pedro de São Paulo, assume o comando da Amazonas Filarmônica e do Coral do Amazonas para interpretar o Réquiem de Verdi, com Daniella Carvalho, Luisa Francesconi, Juremir Vieira e Savio Sperandio como solistas. Um dia depois, Otávio Simões rege um concerto com o Guia orquestral para jovens, de Britten, e Pedro e o lobo, de Prokofiev, com a participação da Orquestra Experimental do Amazonas.

A segunda ópera desta edição do festival será Adriana Lecouvreur, de Francisco Cilea. A produção é a mesma apresentada em abril no Theatro São Pedro de São Paulo e será apresentada nos dias 27, 29 e 31. A direção de André Heller-Lopes traz a história da atriz francesa que inspira o libreto para o mundo contemporâneo e seu apego às celebridades. Malheiro assina a direção musical, com a mezzo-soprano Denise de Freitas, o tenor Eric Herrero, a soprano Daniella Carvalho e o barítono o Johnny França encabeçando o elenco.

[Veja mais no Roteiro Musical]