Festival Artes Vertentes, de Tiradentes, lança projeto de financiamento coletivo; confira destaques da programação

por Redação CONCERTO 21/08/2014

O Festival Internacional Artes Vertentes, da cidade de Tiradentes, em Minas Gerais, chega à sua terceira edição em 2014. Promovido entre os dias 12 e 21 de setembro, o festival conta neste ano com um projeto de financiamento coletivo no Catarse, site especializado em campanhas de crowdfunding. A meta é angariar R$ 89 mil até o dia 30 de agosto – detalhes sobre o evento e como contribuir estão na página do projeto.

Festival
Com uma intensa programação de música de câmara, o festival promove apresentações de alto nível tanto com o repertório tradicional e consagrado quanto com a música nova de compositores contemporâneos. A abertura acontece no dia 12, na Igreja do Rosário, com Luiz Gustavo Carvalho (piano), Iura de Rezende (clarineta) e Oxana Shevchenko (piano), num repertório com peças de Brahms e Schumann.

Entre os músicos convidados do evento estão o violoncelista alemão Julian Arp, a violinista japonesa Tomoko Akasaka e o percussionista brasileiro Fernando Rocha, além da jovem e talentosa pianista franco-brasileira Juliana Steinbach.

A maior atração da programação do Artes Vertentes é o palestino Samir Odeh-Tamimi, compositor em residência da atual edição. Nascido na cidade árabe de Jaljulia, em Israel, Odeh-Tamimi é radicado na Alemanha há mais 15 anos, e já teve composições apresentadas em importantes eventos, como o Festival de Salzburg. Ele terá peças de sua autoria apresentadas durante todo o festival. Outro destaque da é a comemoração dos 150 anos de nascimento de Richard Strauss, que também é lembrado nos repertórios dos concertos.

No dia 13, no Museu Padre Toledo, um programa dedicado à música contemporânea de György Ligeti e John Cage – incluindo a Suíte piano de brinquedo do norte-americano. Outro programa importante é o que conta com a soprano Eliane Coelho: no dia 21, na Igreja do Rosário, ela canta Lieder de Richard Strauss.

O encerramento do festival acontece excepcionalmente na cidade de Brumadinho, a 30 km de Belo Horizonte, no Instituto Inhotim, quando são apresentadas peças de Odeh-Tamimi e Sérgio Rodrigo.

Clássicos Editorial Ltda. © 2014 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página.