Festival de Piano do Concurso BNDES terá recital de Nelson Freire

por Redação CONCERTO 28/11/2011

Entra em sua reta final o Festival do Concurso Internacional BNDES de Piano do Rio de Janeiro. Atualmente a maior competição brasileira do instrumento, o festival iniciou-se no domingo passado com um recital do pianista russo Danil Trifonov (vencedor do Concurso Tchaikovsky 2011). O próximo recital do evento acontece no dia 2, com o chinês Haochen Zang, vencedor do prestigiado Concurso Van Cliburn de 2009. No dia seguinte é a vez do ucraniano Sasha Grynyuk, vencedor do Concurso BNDES de Piano de 2009. Fábio Martino, brasileiro que ganhou a edição 2010 do concurso, se apresenta no dia 6, dois dias depois de ter se apresentado no concerto que o festival promoverá em Belém. Em ambas ocasiões, Martino realiza uma primeira parte solo, com obras de Brahms, Liszt e Scriabin, que precedem a execução do Concerto nº 5, “Imperador”, de Beethoven.

Sasha Grynyuk volta a se apresentar no dia 7, em recital que também executa no dia seguinte, no Recife. No dia 9 é a vez de Lukas Geniusas, 2º lugar do Prêmio Chopin 2010, subir ao palco da Sala Leopoldo Miguez da UFRJ. O japonês Kotaro Fukuma, que abocanhou o segundo lugar do Concurso BNDES de Piano do ano passado, faz uma dobradinha de recitais e reapresenta em Manaus (dia 12) o recital que fará no Auditório da UFRJ (dia 10).

Caberá a Nelson Freire encerrar com chave de ouro esta edição do evento com o recital que fará dia 11, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. No programa, o aclamado pianista mineiro interpretará de Schumann a Arabesque e a Fantasia op. 17, as Oito visões fugitivas de Prokofiev, La Maja y el Ruiseñor, de Granados, e encerra sua apresentação com uma sequência de obras de Liszt, tais como Murmúrios da floresta, Valse Oubliée e a Balada nº 2.

A abertura do Festival, domingo passado, também marcou o lançamento do livro “Guiomar Novaes do Brasil”, escrito pelos jornalistas Luciana Medeiros e João Luiz Sampaio. O livro acompanha a carreira americana da pianista entre os anos de 1915 a 1972. O volume traz ainda dois CDs encartados com três de seus 27 concertos com a New York Philharmonic.

O Festival do Concurso Internacional BNDES de Piano do Rio de Janeiro também promoverá concertos em outras cidades, como Fortaleza, Aracaju, Belém, Recife e Manaus.