Festival Eleazar de Carvalho tem 20 apresentações em Fortaleza

por Redação CONCERTO 08/07/2010

Sob o comando da pianista Sonia Muniz de Carvalho, o Festival Eleazar de Carvalho chega a sua 12ª edição com 20 apresentações durante o mês de julho na cidade de Fortaleza, Ceará. O Festival, que segue os mesmos princípios utilizados por Eleazar ao criar o Festival de Inverno de Campos do Jordão, tem inspiração no Festival de Tanglewood, nos Estados Unidos, onde Eleazar de Carvalho estudou na década de 1940 e onde foi sucessor de Sergei Koussewitzky.

 

Segundo Sônia Muniz de Carvalho, viúva do maestro, “o modelo do Festival se inspira na dicotomia festa e aprendizado. Festa é o próprio Festival. É a festa musical constituída por eventos que são realizados em teatros, ao ar livre e em igrejas, compreendendo apresentações de orquestras, conjuntos de câmara, óperas, recitais, corais e bandas."Aprendizado", é o curso de extensão ministrado aos bolsistas durante o Festival, por quarenta professores de diversos países perfazendo uma carga horária de 120 horas”.

Na programação do Festival, uma comemoração aos 200 anos de nascimento de Chopin e Schumann, aos 150 anos do nascimento de Mahler e aos 300 de nascimento de Pergolesi.

[Acompanhe a programação do XII Festival Eleazar de Carvalho]