Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa marca mudança na vida cultural da cidade

por Redação CONCERTO 29/11/2013

Acontece, entre os dias 1º e 7 de dezembro, a primeira edição do Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa. O evento, que leva máster classes e concertos de música clássica para a capital da Paraíba, tem o apoio do BNDES e marca uma mudança na vida musical da cidade: é a partir do festival que a Orquestra de Câmara da Capital mudará de nome e formato, e passará a ser Orquestra Sinfônica Municipal. Apesar de manter o regente titular do grupo de câmara, Carlos Anísio, a Sinfônica Municipal de João Pessoa terá como diretor artístico e regente geral Laércio Diniz – que é também o diretor artístico do próprio festival.

 

Reputado tanto como violinista quanto como maestro, Laércio Diniz é quem comanda a abertura do festival, no dia 1º, no adro da Igreja de São Francisco, em concerto que marca também a estreia da Sinfônica Municipal de João Pessoa. No repertório, peças conhecidas do grande público, como a Valsa das flores, de Tchaikovsky, Danúbio azul, de Johann Strauss, e o primeiro movimento da Quinta de Beethoven, além do Concerto nº 2 de Rachmaninov, que terá solos da pianista ucraniana Anna Federova.

A programação do festival segue com eventos em diversas igrejas e espaços culturais da cidade (como a Estação Ciência e a Universidade Federal da Paraíba). Entre os muitos convidados que fazem apresentações e master classes estão o violoncelista holandês Fred Pot, o violinista norte-americano Nathan Olson e o pianista Paulo Álvares. O violonista Fabio Zanon atuará como solista no concerto de encerramento do festival, dia 7, com a Sinfônica Municipal, que terá regência de Laércio Diniz e Carlos Anísio. No repertório, a abertura de Carmen, de Bizet, o Concerto de Aranjuez, de Rodrigo (com solos de Zanon), e arranjos de composições populares, entre outras peças, com a participação da sanfonista, bandolinista e cantora Lucy Alves.

[Veja mais no Roteiro Musical]

Clássicos Editorial Ltda. © 2013 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página.