Filarmônica de Berlim encena a “Paixão segundo São João”, de Bach [Assista ao vivo pelo Digital Concert Hall]

por Redação CONCERTO 26/02/2014

Na sexta-feira, dia 28 de fevereiro, a Filarmônica de Berlim, por meio de seu Digital Concert Hall, transmite uma encenação da Paixão segundo São João, de Bach. O concerto é transmitido ao vivo, a partir das 16h (horário de Brasília). Sir Simon Rattle é quem rege a orquestra, que conta ainda com a participação do Coro da Rádio de Berlim, e dos solistas vocais Camilla Tilling, Magdalena Kozená, Topi Lehtipuu, Mark Padmore, Roderick Williams e Christian Gerhaher.

 

Assim como a Paixão segundo São Mateus, a Paixão segundo São João foi escrita por Bach em forma de oratório. Ambas, porém, detém um grande poder operístico. E é isso que o diretor cênico norte-americano Peter Sellars busca extrair da partitura. Nas palavras do próprio, não se trata de uma “produção”, mas sim de uma “ritualização”.

Com a orquestra distribuída de forma pouco usual pelo tablado da Philharmonie, o coro e os solistas têm o centro do palco para si, onde, em uma encenação enxuta e impactante, desenrola-se a ação dos recitativos, árias e corais da obra. Confira na página do evento o programa do espetáculo e um trailer do ensaio geral (em inglês).

O concerto transmitido no dia 28 confirma o sucesso da parceria feita entre a Filarmônica de Berlim e Peter Sellars, que em 2010 apresentaram a Paixão segundo São Mateus. O resultado foi tão positivo que a gravação foi lançada em DVD.

Criado em 2008, o Digital Concert Hall completa em 2014 seu quinto ano de atividade, disponibilizando para seus assinantes alguns dos principais concertos da Filarmônica de Berlim na Sala Philharmonie. Acessando o DCH pelo site da Revista CONCERTO, você ganha 10% de desconto nos ingressos (clique aqui para saber mais).

Clássicos Editorial Ltda. © 2014 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página.