Filarmônica de Goiás recebe como convidado o pianista e regente Ricardo Castro

por Redação CONCERTO 28/10/2013

A Orquestra Filarmônica de Goiás faz três concertos nos dias 29 e 30 de outubro, todos com a participação do baiano Ricardo Castro. Ele atua duplamente, como regente e ao piano, nas três apresentações. O repertório é o mesmo: o Concerto nº 3 de Beethoven, e a Sinfonia nº 4, Trágica, de Schubert.

 

Natural de Vitória da Conquista, Castro iniciou sua trajetória musical como criança prodígio, dando os primeiros passos ao piano com apenas 3 anos. Mais tarde, começou seus estudos regulares em Salvador, antes de partir para a Europa, onde foi aluno do Conservatório Superior de Música de Genebra. Um dos pontos altos de sua carreira foi o primeiro prêmio no Concurso de Leeds de 1993.

Outra grande contribuição para a música é sua atuação como diretor-fundador do Neojiba (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia). Realizado em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, o programa é inspirado no El Sistema venezuelano, e promove educação musical e prática orquestral para crianças do estado.

As apresentações de Castro com a Filarmônica de Goiás acontecem no dia 29 no Teatro Sesi (às 9h30, em concerto didático; e às 20h30, em apresentação regular), e no dia 30 no Teatro Goiânia, às 20h30.

[Veja mais no Roteiro Musical]

Clássicos Editorial Ltda. © 2013 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página.