Filarmônica de Minas Gerais lança caprichada temporada 2010

por Redação CONCERTO 24/10/2009

Dentre as entidades musicais que já divulgaram sua temporada 2010 está a Filarmônica de Minas Gerais. Apesar do pouco tempo de existência, o conjunto – que tem regência e direção artística do maestro Fabio Mechetti – já desponta como um dos principais grupos sinfônicos do país. Superando todas as expectativas, a primeira temporada, em 2008, resultou em mais de 60 apresentações assistidas por cerca de 70 mil pessoas.

Em 2009 estes bons resultados só se confirmaram e, dado o sucesso de público e crítica, a Filarmônica aumentou o número de concertos para o próximo ano. Assim, a bem-cuidada temporada 2010 está repleta de boas atrações. Entre os solistas convidados estão os pianistas Nelson Freire, Maria João Pires e Jean Louis Steuerman, além dos violinistas Augustin Hadelich, Yang Liu e Jennifer Frautschi. Também voltam ao palco do Grande Teatro do Palácio das Artes os brasileiros Antonio Meneses e José Feghali, e a Filarmônica ainda estreia sob a batuta de regentes importantes como Raymond Leppard, Yoav Talmi e Marzio Conti.

Entre as efemérides lembradas pela orquestra em 2010 estão o centenário de morte de Samuel Barber, os 200 anos de nascimento de Schumann, os 150 de nascimento de Mahler e os 325 anos de nascimento de Händel. Duas obras de compositores mineiros, compostas especialmente para a Filarmônica, farão sua estreia mundial: Gonzaga ou A revolução de Minas (baseada na obra homônima de Castro Alves), de Freitas, e Rituais do tempo, de Oiliam Lanna. A orquestra também dará continuidade a outros projetos, como os concertos didáticos e ao ar livre e as turnês por Minas Gerais e pelo Brasil.

[Clique aqui para consultar a temporada 2010 da Filarmônica de Minas Gerais.]

Assinaturas

O sistema de assinaturas foi lançado em Minas Gerais pela primeira vez no ano passado, para a atual temporada da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. A grande aceitação do público levou a orquestra a ampliar o número de lugares disponíveis para assinantes e aumentar o número de concertos para o próximo ano no Palácio das Artes.

Novas assinaturas para a temporada 2010 podem ser feitas até o dia 31 de janeiro, para as duas séries de concertos realizadas no Grande Teatro: “Allegro”, às quintas-feiras, e “Vivace”, às terças. O público poderá escolher entre três opções: assinar os dez concertos da série “Allegro”, os oito da série “Vivace” ou se tornar um assinante “Prestissimo”, comprando os ingressos para os 18 concertos das duas séries. As assinaturas podem ser feitas pelo site http://www.filarmonica.art.br/ ou pessoalmente no saguão do Palácio das Artes. A Filarmônica de Minas Gerais disponibiliza ainda um telefone para mais informações: (31) 3789-0300.